Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O PESCADOR DE ALMAS:

O PESCADOR DE ALMAS:
Qualidade do pescador de almas: Ser salvo - Amar as almas perdidas - Saber usar a Bíblia - Ter espírito de oração.
Preparo do pescador de almas: Estudar as doutrinas básicas da salvação - Consultar livros específicos - Pedir ajuda ao pastor, evangelistas e outros - Memorizar alguns versículos básicos.
(At. 10:43) “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”; (At. 13:39) “E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê”; (Jo 3:16) “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”; (Jo 3:36) “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 5:24) “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida”.
Como evangelizar. Iniciar uma conversa com a pessoa: Fazendo-lhe uma pergunta; Através de um assunto de interesse geral; Captando a sua amizade; Entregando-lhe um folheto.
Descobrir a condição de pessoa: Fazendo-lhe uma pergunta, por exemplo: “O Senhor é Cristão?”; - Analisando a sua expressão facial; Pedindo o auxilio do Espírito Santo.
Levar a pessoa a aceitar a Jesus como seu salvador: - Usar a Bíblia (versículos acima).
Quatro passos para levar uma pessoa a Cristo:
            1- Mostrar que todos pecaram: (Rm 3:23) “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”; (Rm 5:12) “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”; (Is 53:6) “Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos”.
            2- Mostrar que Jesus veio ao mundo para salvar o pecador: (ITm 1:15) “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal” (Lc 19:10) “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”
3- Mostrar que o pecador pode ter a vida eterna: (Jo 3:36) “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece” (Jo 5:24) “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida” (Jo 10:28) “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”

4- Mostrar que o crente fiel receberá galardão: (Ap 2:10) “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (1Co 3:11) “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1Co 3:15) “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (2Co 5:10) “Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal”

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

POR QUE PRECISAMOS DE HOMENS DE HONRA?

POR QUE PRECISAMOS DE HOMENS DE HONRA?
Leitura Oficial Ef 5:1-16 NTLH “1 Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. 2 Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus! 3 Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês. 4 Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus. 5 Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria).  6 Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele. 7Portanto, não tenham nada a ver com esse tipo de gente. 8 Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, 9 pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. 10 Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. 11 Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. 12 Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo. 13 E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. 14 Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: "Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará." 15 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 16 Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”.
Guarde no Coração e Texto de referência Ef 5:14-16 “14 Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: "Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará." 15 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 16 Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”.
1. INTRODUÇÃO: 
            Estamos em 2.013, século 21 e nos dias atuais uma grande fração dos homens tem agido de forma despreocupada e até à deriva deixando de conduzir como deveria a sua família e os integrantes dela.
            O Homem recebeu por Deus uma posição de liderança sobre a sua família e foram colocados no posto de condutores de seus lares (Ef 5:23) “Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo.” (1 Co 11:3) “Mas quero que entendam que Cristo tem autoridade sobre todo marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo”.
             Alguns homens, todavia, com o passar do tempo, ficaram acomodados em um sonho de passividade e postura de uma cultura obscura e sedutora. É mais fácil deixar a vida levar do que tomar as rédeas e o controle da família.
            Neste mundo dito moderno, alguns homens se veem no direito de ser irresponsáveis, imaturos e negligentes em seus papéis como maridos e pais, colocando sua família em perigo moral e espiritual, ameaçando seu casamento, seus filhos e sua fé. Sem perceber que não se pode ter as duas coisas ao mesmo tempo.
            A mensagem de hoje alerta para o chamado, questionando se os homens ouvintes ou leitores estão acordados ao volante, ou no mínimo para avisa-lo que você homem esta sentado no banco do motorista da sua família.
            Como homens, temos que andar em honra, integridade e abraçar as nossas responsabilidades como pastores de nossas famílias. Somos chamados para dar um exemplo de amor para nossas esposas e filhos, um amor semelhante ao de Cristo.
2 – VERDADES A SEREM DITAS:       
            Você precisa estaa disposto a fazer algumas perguntas reveladoras:
  • A sua esposa anda cansada, desgastada e sempre carrega peso demais sobre os ombros?
  • No seu matrimônio há direcionamento, romance e intimidade verdadeira?
  • Seus Filhos sejam jovens ou adultos, estão emocionalmente distantes de você e espiritualmente apáticos em relação a Deus?
  • A sua própria fé e condição espiritual estão fracas ou medíocres?
            Deus te colocou intencionalmente no banco do condutor de sua família e quer que você lidere. Sua esposa é uma grande ajudadora (Gn 2:18) “Depois o SENHOR disse: - Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”, porém, liderar é um chamado de Deus e sua responsabilidade, não dela.
            Seja corajoso! Nenhum homem e nenhuma família é causa perdida quando Deus se envolve. Você esta no assento do motorista, assim, permita que Deus lhe use para conduzir a sua família de volta ao caminho que os levará a um lugar de segurança, força e saúde.
            Todos nós devemos estar dispostos a ir ao próximo nível (Salmos 37:5) “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá”. Quando você entende isto, o sucesso ou fracasso da paternidade se tornam questões-chave da nossa geração.
            E lá no fundo todos nós realmente queremos que as coisas melhorem.
3. O PODER DE UM PAI: 
            A muitos pais que não percebem o seu papel vital, e seus filhos estão destinados a sofrer por isto, na atualidade muitos pais perderam seu senso de propósito.  
            Como muitos pais não sabem quem são e o que estão fazendo eles acabam atuando muito pouco.
            Precisamos criar nossos filhos para serem homens responsáveis, não podemos delegar a função educacional para outros, é nosso papel conduzir nossos filhos, somos os principais educadores de nossos filho (Pv 22.6) “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
            Precisamos criar nossos filhos para serem homens e mulheres, participamos ativamente de sua evolução física e espiritual, precisamos ensinar e corrigir nos filhos no caminho do Senhor, sendo um privilégio que não podemos abrir mão, pessoal e intransferível (Dt 6:6-7) “6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”.
            Precisamos formar homens e mulheres maduras e responsáveis, nossos filhos precisam ser educados para se tornarem num futuro pais fortes e engajados, nossas filhas precisam saber o valor que elas têm para serem mulheres obedientes a Deus e a seu marido.
            O nível da próximo geração precisa ser elevado e isto apenas ira acontecer se fizemos nossa parcela, vivemos num período onde muitas pessoas se tornaram evangélicas, uma grande quantidade, agora chegou hora de instruir e preparar este povo, e isto começa na nossa casa, vamos elevar o nível da nossa próxima geração, não basta pagar uma boa escola, não basta dar boas roupas e ter a comida farta na mesa, elevamos o nível da próxima geração principalmente por meio da educação espiritual (Os 4:6) “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”
            De nada vale um bom estudo secular sem a obediência a Deus, precisamos instruir nossos filhos na palavra, precisamos mostrar a eles que não se pode confiar no homem e sim que deves aproximar o seu coração ao Senhor (Jr 17:5) “Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor”.  
4. O INESTIMÁVEL PROPÓSITO DA PATERNIDADE:
            Deus criou a paternidade com um propósito de revelar e representar a Si mesmo, Ele sempre existiu como Deus, o Pai no céu, e intencionalmente criou o papel da paternidade na terra para refletir quem Ele é a fim de nos mostrar a natureza da Sua revelação com o seu filho.
            Toda paternidade vem de Deus (Ef 3:14-15) “Por esse motivo, eu me ajoelho diante do Pai, de quem todas as famílias no céu e na terra recebem o seu verdadeiro nome”.
            Cada pai humano é chamado para ser uma representação física diária de Deus aos seus filhos e para apresentar-lhes à próxima geração. O pai não só representa Deus na Terra como também tem o papel de apresentar a divindade da Deus para a próxima geração, elevando o seu nível.
             Quando uma criança olha para o seu pai terreno, ela deve ser capaz de ver as seguintes qualidade de DEUS:

  • UM PROVEDOR DE AMOR;
  • UM PROTETOR FORTE;
  • UM LÍDER DE VERDADE;
  • UMA AUTORIDADE RESPEITÁVEL;
  • UM AMIGO ÍNTIMO.
            O pai diretamente influência a maneira de pensar do filho com relação a Deus. “Se meu pai terreno me ama e cuida de mim, então meu pai Celestial me ama e cuida de mim. Se meu pai morreria por mim, Deus morreria por mim (na figura de Jesus Cristo)”.
            Tem uma figura paterna influenciadora positivamente o filho ira buscar a Deus, pois sabe que se o pai físico lhe deseja o bem muito mais o pai Celestial que é amor em sua plenitude (Mt 7:9-11) “7 Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? 10 Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? 11 Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”.
            A palavra pai significa “fundador, fonte, chefe ou líder”. O pai trata-se de alguém que ajudou a lhe trazer a existência.
            Como nosso pai Celestial, Deus é a fonte da qual todas as outras coisas vêm à existência. Nas Escrituras, Deus, como Pai, é a primeira pessoa da trindade.
            Jesus, o Filho, segue a liderança do Pai, sendo que se estudar a vida de Cristo, vai descobrir que Ele sempre fala as palavras, executa as obras e realiza a vontade de seu Pai Celestial. A Bíblia diz que Jesus é a plenitude da divindade (Cl 2:9) “Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus”. Então, se você quiser saber como é Deus, basta olhar para Jesus. Ele representa o seu pai perfeitamente.
COMO VOCÊ ESTÁ REPRESENTANDO O PAI CELESTIAL PARA O SEU FILHO OU FILHA?
ESSE É O SEU PROPÓSITO DE VALOR INESTIMÁVEL
            Não há ninguém mais influente na vida de uma pessoa do que seu pai, resguardando o devido e inestimável valor das mães, insubstituíveis e necessárias além de qualquer medida.
            Quando estamos um uma família alicerçada em Deus, uns se orgulham dos outros (Pv. 17:6) “Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais”.
            Pai seu filho esta lhe esperando de braços aberto, seu filho esta avido por uma aproximação, estão loucos para receber o aprendizado que vem de você, não perca esta oportunidade, seus filhos:
·         Apreendem a ter identidade com você;
·         Apreendem os valores com você;
·         Apreendem a viver a excelência com você.
            A verdadeira intenção de Deus para o nosso lar é que as famílias devem ser um refúgio de amor e prazer. Casas deveriam ser lugares de paz e propósito. Nossa casa é como um jardim que precisa ser regado, cultivado e guardado, tendo como principais ingredientes:
·         O AMOR;
·         A VERDADE;
·         A DISCIPLINA.
            O Pai deve cuidar atentamente de sua esposa, seus filhos e de suas próprias atitudes para que sua casa seja um lugar onde o seu casamento e as gerações futuras possam prosperar.

5. É HORA DE OS HOMENS SEREM CORAJOSOS:
            Nossa geração precisam de homens corajosos para prosseguir, homens que não sejam influenciados pela cultura ou que tenham medo de críticas.
            Precisamos de homens decididos a liderar suas famílias, independente da situação. Homens que falem contra as leis e filosofias que estão destruindo as famílias.
            Não podemos permitir que a depravação obscura de nossa cultura tome conta de nossas casas, e nossa ferramenta é invencível, infalível e inerrante, temos a palavra de Deus, A BÍBLIA SAGRADA.
            Precisamos nos lembrar de uma verdade inalterada “TEMOS UM PAI NO CÉU QUE É NOSSO PROVEDOR DE AMOR, O NOSSO VERDADEIRO LÍDER, A NOSSA AUTORIDADE RESPEITÁVEL E NOSSO AMIGO ÍNTIMO, QUE NOS AMA INCONDICIONALMENTE”.
            (Salmos 46:1) “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.  -  (Rm 8:31) “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
            Estamos aqui na terra, neste momento, para sermos semelhantes ao Seu Filho, Jesus Cristo. Estamos aqui para pregarmos corajosamente a Palavra, começando em nossas casas com nossa esposa e filhos, fazermos a Sua obra e cumprirmos a vontade de nosso Pai sem dar ouvidos ao que a nossa cultura Diz ou ao que os outros homens fazem.
            Temos que ser corajosos para liderar os nossos casamentos e as nossas famílias para o bem daquele que representamos e para o bem das gerações que estão por vir.

            (2 Samuel 10:12) “Tem bom ânimo, e sejamos corajosos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem lhe parecer”. DEUS LHE ABENÇOE E LHE GUARDE

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

UM LÍDER EM CRESCIMENTO CONSTANTE


UM LÍDER EM CRESCIMENTO CONSTANTE
TEXTO ÁUREO: “Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”. Sl 1:3
VERDADE APLICADA: A liderança que prospera e sempre cresce é aquela que diligentemente tira o melhor proveito das oportunidades boas e ruins.
OBJETIVOS DA LIÇÃO:
1. Fornecer orientações para o crescimento em liderança;  2. Expor a melhor maneira de aproveitar o tempo e as oportunidades;  3. Estimular as pessoas a contribuírem com o melhor de si.
INTRODUÇÃO:
            * Imagem evolução - O Cristão deve sempre ter como objetivo o crescimento e a evolução, não podemos nos contentar com a posição atingida hoje, precisamos crescer na graça e no conhecimento, precisamos crescer enquanto pessoas e enquanto adoradores, precisamos crescer enquanto pessoas humanas (como Moises e José) e precisamos crescer no Espírito e nas coisas do Espírito, crescimento e evolução (Fp 1:6) “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”;  
            Para algumas pessoas as circunstâncias adversas podem ser pedras de tropeço, mas para o verdadeiro Cristão os testes o provações o torna experimentado fazendo com que ele cresça e evolua.
            Os fatores externos não podem influenciar o nosso interior e nossa relação espiritual com Deus, precisamos prosseguir para o alvo (Fp 3:13-14) “13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14  Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
1. APROVEITE MELHOR O SEU TEMPO:
            Os avanços tecnológicos alteraram o padrão de tempo e distância, o que era longe a 100 anos atrás agora é perto, antes não se tinha informação, havia a necessidade de garimpar e garimpar para como ouro achar pequenos fragmentos de informações, hoje temos uma enxurrada de informações e precisamos filtrar colher a informação precisa e mais fiel sobre o que buscamos.
            Antes perdíamos tempo para chegar a um destino ou para se ter uma informação sobre algo, hoje precisamos vigiar para não nos distrairmos com coisas que não tem valor, focando no que de fato lhe é útil e fortalecedor.
            Aprender a valorizar o tempo e administrá-lo com sabedoria trará não somente sucesso, mas confiança naquilo que se faz. O dicionário Houaiss diz que: tempo é um período contínuo e indefinido no qual os eventos se sucedem”.
O passado é história, o futuro é mistério, e hoje é uma dádiva.
Por isso é chamado de presente!
            O tempo não pode ser parado ou guardado. Assim, o que nos resta fazer em nossa breve existência é administrá-lo.
Precisamos usar bem o tempo e tomar as decisões corretas, em todo o momento (trabalho, família e ministério).
            Vejamos alguns exemplos de como administrar o tempo: 
1.1 O CRISTÃO DEVE SE ORGANIZAR E ESTABELECER ALVOS:
            O ponto de partida para um crescimento sustentável e duradouro é primeiramente definir “O QUE VOCÊ PRETENDE PARA O SEU FUTURO
            Os passos dados hoje o levarão para o que você será no futuro, com reflexos diretos em seu futuro seja em curto, médio ou longo prazo.
            Não conte com um resultado diferente, o fruto a ser colhido será o resultado da semente plantada hoje.
            Par que você evolua e cresça o ponto de partida depende de você, cabendo a seguinte pergunta!
ONDE VOCÊ PRETENDE CHEGAR?
            Tanto das questões civis e humanas quanto nas questões espirituais.
            Precisamos de um crescimento constante, porém, direcionado para o que de fato tem valor.
            Ao invés de perder meu tempo com futilidades preciso remir o tempo perdido e buscar um crescimento constante (II Pe 3:14-18) “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”.
            (2Cr 17:9) “E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo”.
1.2 UM CRISTÃO DEVE ELEGER PRIORIDADES:
            Um bom cristão sempre terá prioridades, saberá separar o que é importante daquilo que é urgente.
            Estabelecer prioridades é uma forma de se evitar muitos desperdícios, é determinar o que vem primeiro, o que é mais importante e mais digno (Mt 6:33) “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.  
            Busque organizar a sua vida e retirar do seu dia-a-dia tudo o que for contrário a meta estabelecida, se o seu objetivo é a salvação, então, você precisa extrair de seu dia-a-dia tudo o que for contra o reino de Deus.
1.3 UM CRISTÃO DEVE AMAR AQUILO QUE FAZ:
            Você gosta de ser um Cristão, para você ser um Cristão é um fardo ou a obediência e a fidelidade é algo que flui naturalmente?
            Caso seja pesado ser um cristão, alguma coisa esta errada, ou você ainda não foi liberto do passado, ou você esta ligado à religião e não ligado a Cristo.
            A vida é bela e você será maravilhosamente feliz quando estiver ligado com Cristo e ter deixado para trás as coisas do passado.
            A busca pelo crescimento é contagiosa e as pessoas que estão ao seu lado serão positivamente influenciadas pela sua busca à excelência (1Co 16:14) “Todas as vossas coisas sejam feitas com amor”.
            Quando alcançamos sucesso em algo que gostamos, isso não é trabalho, é uma fonte de vida. Ao mesmo tempo em que estamos dando nossa contribuição estamos também desfrutando.
            Para podermos crescer precisamos superar bloqueios e barreiras postas entre você e o objetivo:
1.    Medo de arriscar: Não podemos passar nova vida inteira na zona de conforto, precisamos ir além, precisamos buscar mais, estudar mais, orar mais, pois se apenas fizermos o que estamos fazendo hoje como teremos um resultado diferente?
2.    Superando os obstáculos - Linha familiar: Esquece esta história de que você pertence a uma família de perdedores, de que ninguém de sua vai família para frente, ou sua família é uma tradicional família católica, espírita ou qualquer coisa do gênero, esquece isto, lhe é dada a oportunidade de estar com Jesus, não perca isto por nada.
3.    Problemas do passado: Já passei por muitas coisas no passado, já sofri muito, não tem mais jeito, esquece isto, agora você conhece a Jesus, seja conhecido dele, entregue a direção da sua vida para DEUS e tudo será diferente, você teve problemas num passado? Enterre o seu passado e volte-se para o futuro.
2. COMUNIQUE O MELHOR DE VOCÊ:
            Precisamos ser agentes de transformação, ou seja, com o nosso comportamento e forma de enfrentarmos as adversidades do dia a dia contagiar positivamente o ambiente em que vivemos.
            Eu não comunico o melhor de mim através de um autoelogio, ou autopropaganda (declarando o que eu fiz ou deixei de fazer), no judiciário ninguém é testemunha de si mesmo, são os outros que dão testemunho sobre você e o que fez ou deixou de fazer.
            Esta historia que você não liga pelo que os outros dizem de você não é certo, precisamos dar bom testemunho (vaso de honra limpo por dentro e limpo por fora).
            (2Cr 17:5) “O Senhor confirmou o reino nas suas mãos, e todo o Judá deu presentes a Josafá”. Não houve uma determinação para presentear o Rei, o presente foi dado pelo povo amar o Rei.
2.1 UM CRISTÃO DEVE TRABALHAR DE FORMA DILIGENTE:
            E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel (2Cr 17: 3-4) “3 E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins. 4 Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel”.
            A palavra “DILIGENTE” significa: “fazer as coisas com zelo e dedicação procedente de um coração que ama o que faz.
            Observamos que o coração de Jeosafá era puro e firme, seu foco era tanto servir a Deus quanto à nação que presidia como rei.
2.2 UM CRISTÃO DEVE SER FIEL:
            Obedeça os mandados de Deus, leia a bíblia com o intuito de aprender e de praticar o que ali consta, busque a Deus em oração  e entregue a direção de sua a vida à ele.
            (Is 1:19) “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra”.
            Ande no Temor do Senhor, amando a Deus sobre todas as coisas, sempre em obediência, reverência e respeito a DEUS, e tudo o que você desejar que seja para o seu bem espiritual lhe será concedido.
            (Sl 128:4) “Assim será abençoado o homem que teme o Senhor!”
            (I Sm 15:22) “Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.”
2.3 UM CRISTÃO DEVE SER SEMPRE VIGILANTE:
            Fique vigilante, sóbrio e atento, não deixe que uma oportunidade escape pelo vão de seus dedos.
            Se tens a oportunidade de ouvir a palavra de Deus, não a troque por desejos mundanos e carnais, vá em busca do conhecimento e edificação.
            Se tens a oportunidade de um encontro com Jesus, abra a porta para que ele possa entrar e cear contigo Ap 3:20 “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
            Se tens a oportunidade de uma boa e saudável conversa com seu cônjuge não a perca, assim também com seus filhos ou pais, fortaleça os laços de união entre os membros da sua família.
            Se tens uma oportunidade para estudar, não perca tempo.
            Se tens oportunidade de um emprego, vá em busca.
            Porém, nunca se esqueça de DEUS e não deixe que nada se sobreponha a ele, que esta acima de todas as coisas.
            Observe atentamente as oportunidade Dt 1:21 “Vejam, o Senhor, o seu Deus, põe diante de vocês esta terra. Entrem na terra e tomem posse dela, conforme o Senhor, o Deus dos seus antepassados, lhes disse. Não tenham medo nem desanimem.”
            Olhe pela Fé, caso ainda não tenha visto a oportunidade, medite no Senhor, faça planos e exercite sua fé. 
3. APROVEITE AS OPORTUNIDADES PARA CRESCER:
            Vivemos no mundo e não digo para que se retire do mundo, você precisa crescer no conhecimento e instrução das questões civis e humanas, buscar um bom emprego e seguir estudando e se atualizando.
            A questão é que Deus esta em primeiro lugar e nossa fidelidade a Deus deve ser nosso cartão de visitas.
            Deus não se alegra com a mendicância, Ele não quer que passemos necessidades para que sigamos importunando a ele pedindo e pedindo, ao contrário Deus quer que venham a colher os melhores frutos desta terra, porém, sem perder a fidelidade e honestidade.
            Precisas aproveitar as oportunidades e portas que se abrem no mundo civil e humano, porém, sendo padrão dos fiéis (1 Tm 4:12 2ª. Parte) “...mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.
3.1 UM CRISTÃO DEVE SEMPRE BUSCAR A DEUS (2 Cr 17:4):
“Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel”.
            Josafá procurou a Deus, andou nos seus caminhos e Ele se deixou ser achado.
            (II Pe 3:18) “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”.
1.COMO CRESCER NA GRAÇA:
            Como dito a graça é o mundo de Deus e para que possamos crescer na graça precisamos nos separar deste mundo pecaminoso, das obras infrutuosas da carne e nos voltar para as coisas do espírito. (1Co 2:14-15) “14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”.
            A Graça trata-se de um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade salvação (Ef 2:8) “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.
            Dádiva motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido.
            A graça é um presente que o Pai nos deu e dá. Se é um dom divino, é e está completo em si mesmo. Por isto, (2Co 12:9 1ª. Parte) “E disse-me: A minha graça te basta”.
            Quanto mais crescermos na graça, mais dominaremos a nossa natureza carnal (Gl 5:16) “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.
            Quanto mais você cresce na graça mais poder, unção e autoridade espiritual você tem.
            Quanto mais você cresce na graça mais você cresce como pessoa.
            Quanto mais você cresce na graça mais você manifesta o caráter de Deus.
2. COMO CRESCER EM CONHECIMENTO
– A) LEITURA DA PALAVRA:  busca de informações com o intelecto (com a mente) veja a declaração de Paulo (II Tm 4:13) “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos”.
Crescendo no conhecimento da palavra (Salmos 1:1-3) “1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”.
- B) PELA ORAÇÃO:
             Busca das informações utilizando elementos espirituais, para conhecer uma pessoa precisa se relacionar com ela, quanto mais você falar com Deus maior será o seu relacionamento com ele.
            Daniel ao mesmo tempo que busca o conhecimento com o intelecto (leitura da palavra) em Daniel 9, ele também busca o conhecimento com elementos espirituais por meio da oração em Daniel 10.
            Paulo buscava conhecimento com o intelecto, a leitura (II Tm 4:13) e também com os elementos espirituais (oração) - (I Ts 5:17) “Orai sem cessar”.
– C) PELAS REVELAÇÕES:
            As revelações são atos da soberania de Deus, não depende de você, as revelações que Deus dá, porém, Deus não dá revelações para quem não tem compromisso com ele.
            Deus quer que você busque o conhecimento e ai ele te revela, o mesmo Paulo que buscou o conhecimento com o intelecto (palavra) com os meios espirituais (oração), é o mesmo Paulo que Deus revela a ele coisas tremendas (II.Co 12:7) “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”.
            Deus pode dar a você a revelação de coisas tremendas e grandiosas, para um conhecimento em alguma área, Deus pode lhe proporcionar uma experiência com ele e uma sabedoria sem igual.
            Revelação é algo maravilhoso (Êxodo 35:31-33) “31 E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, 32 E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, 33 E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. 34 Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã. 35 Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções”.
CONCLUSÃO:
            Precisamos crescer como pessoas e, sobretudo, precisamos crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo:
a)        A GRAÇA E O CONHECIMENTO NOS LIVRA DA VERGONHA:  (I Pe 3:15) “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. caso seja questionado quanto a sua fé e crença.
b)        A GRAÇA E O CONHECIMENTO NOS LIVRA DAS HERESIAS: (Mt 22:29) “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.
c)         O CONHECIMENTO PRODUZ GRAÇA E PAZ MULTIPLICADA: (2 Pe 1:2) “Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor” .
d)        O GRAÇA E O CONHECIMENTO NOS LIBERTA: (Jo 8:32) “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
e)        A GRAÇA E O CONHECIMENTO CONDUZ A VIDA ETERNA: (Jo 17:3) “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.
f)         A GRAÇA E O CONHECIMENTO PRODUZ INTIMIDADE COM DEUS: (2 Tm 1:12) “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.”.

            Deus lhe abençoe.