Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

FRUTOS DO ESPÍRITO

FRUTOS DO ESPÍRITO
1.           INTRODUÇÃO:
Romanos 8:13 “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”.
         Conforme declaramos em ensinos anteriores, existe algo dentro de nós, que nutrimos com os nossos atos e pensamentos, algo que nos toca e apresenta uma referência entre a pratica das coisas certas e erradas, e assim, conforme o nosso atuar estamos alimentando isto dentro de nós, conforme nossos pensamentos, vamos moldando o limite da linha existente dentro de nós entre o certo e o errado, não se trata de uma linha imutável, ela é flexível e se move conforme nosso procedimento, nossa forma de atuar.
         Nossa mente e nossos desejos carnais prevalecem sobre este nosso sentido de certo e errado, foi nos concedido a libertade de atuação e de pensamento, assim, esta referência de certo e errado não nos obriga a nada, podemos fazer o que bem entendemos, porém, iremos pagar um preço pelo nosso atuar e pensar, chamado de conseqüência.
         Moldo esta linha entre o certo e o errado pelos meus procedimentos e pensamentos, quando mais coisas erradas eu fizer, mais vou precisar fazer para alimentar isto que esta dentro de todos nós, quando mais coisas certas eu fizer, mais estarei movendo minha linha de referência para as coisas corretas.
         Quanto mais eu atender os desejos desenfreados da carne (corpo, mente e mundo) mais eu estarei me afastando de DEUS, quando mais eu atender este Espírito que esta dentro de mim, mais estarei me aproximando de DEUS.
         A escolha certa pode fazer toda a diferença na hora do toque da trombeta celestial.
2.           OBJETIVO DE ENSINO:
         Saber que as nove características do Fruto do Espírito constituem o propósito e o alvo de Deus para os crentes;
         Aprender que quem vive no fluir do Espírito sua conduta é sempre pacificadora e conciliadora;
Reiterar que o cristão que tem o fruto do Espírito é sempre uma benção no meio em que esta inserido, representando o Reino de Deus.
3.           TEXTO DE REFERÊNCIA: - GÁLATAS 5
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé,
23 mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
         Os frutos do Espírito Santo, apresentados pelo apóstolo Paulo, divinamente inspirados por Deus, tratam-se de um conjunto de nove virtudes que constituem o propósito e o alvo de Deus para os cristãos. É o próprio Espírito Santo quem produz em nós essas virtudes.
         Necessitamos de DEUS para nos regenerar e nos transformar em novas criaturas, nos concedendo os frutos do Espírito, que irão demonstrar se uma pessoa verdadeiramente trata-se de um cristão ou não.
         Trata-se de atos procedimentais, a forma de atuação no mundo em que estamos, veja o versículo 25 “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.
            Lembrando sempre que primeiramente temos que buscar a DEUS, por meio da: a)confissão verbal atos pecaminosos; b) arrependimento e c) fé, para que Deus possa atuar com a regeneração e com a Justificação.
         Sem DEUS não somos capazes de nos livrar completamente dos desejos desenfreados (concupiscências) da carne, necessitamos da obra regeneradora de Deus que nos torna em novas criaturas e nos são concedidos os frutos do Espírito. 
1.           FRUTO DO ESPÍRITO AMOR:
         Esta primeira característica reflete-se em buscar sempre o bem de todos sem nada querer em troca.
         Tratar o seu próximo como gostaria que fosse tratado, invertendo os lados.
Ef 5:2 “e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”.
Veja 1Co 13:1-7
2.           FRUTO DO ESPÍRITO ALEGRIA:
         Trata-se da felicidade constante e visível, que demonstra a gratidão pelas coisas que recebemos de Deus, pela sua Graça (favor imerecido).
            Rm 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
3.           FRUTO DO ESPÍRITO PAZ:
         A partir do momento em que depositamos a nossa fé no Senhor Nosso Deus, passamos a sentir uma imensa sensação de Paz.
            Fp 4:7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
4.           FRUTO DO ESPÍRITO LONGANIMIDADE:
         Recebemos de Deus a paciência e a perseverança como forma de suportar as adversidades.
            2Tm 4:2 “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”.
5.           FRUTO DO ESPÍRITO BENIGNIDADE:
         Capacidade de pensar sempre no próximo, isto quer dizer que aquele que é benigno não magoa e nem provoca dor em seu semelhante.
            Rm 2:4 “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?”.
6.           FRUTO DO ESPÍRITO BONDADE:
         A capacidade de fazer o bem e desprezar o mal.
            Rm 15:14 “Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros”.
7.           FRUTO DO ESPÍRITO :
         Através da fé nos tornamos íntimos de Cristo, a salvação vem pela crença, pela fé, não só na existência de DEUS, porém em seu poder e glória, não só na obra de Cristo, como também em sua capacidade de nos limpar dos pecados cometidos tendo em vista seu ato de cruz que pagou por nossos pecados, sem fé é impossível agradar a DEUS.
            Hb 11:6 “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.
            Veja Hebreu 11:1 - Significado Fé: 
8.           FRUTO DO ESPÍRITO MANSIDÃO:
         Capacita o individuo a agir com equidade, equilíbrio, sabendo destinguir o momento em que se deve agir e como fazê-lo.
            2Tm 2:25 “Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade”.
9.           FRUTO DO ESPÍRITO TEMPERANÇA:
         Virtude que modera os desejos, as paixões e controla as concupiscências da carne, buscando sempre a pureza em seus atos.
                     Tt 2:11-12 “11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,”.
 CONCLUSÃO
         Apresentamos assim os frutos de Espírito que são concedidos por DEUS a todos nós, após realizarmos a nossa parte e nos entregar verdadeiramente a direção de nossas vidas a DEUS em todos os seus âmbitos (familiar, pessoal, profissional), devendo haver primeiramente a nossa parte: a) confessando que agíamos incorretamente; b) nos arrependendo verdadeiramente dos atos praticados contrário as escrituras sagradas e c) tendo fé não só na existência de DEUS e de JESUS CRISTO, como também em sua força, gloria e poder.

         DEUS NOS REGENERA formando uma nova CRIATURA educando-nos para uma nova vida em Cristo Jesus. AMÉM

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ATOS PECAMINOSOS e FRUTOS DA CARNE

ATOS PECAMINOSOS e FRUTOS DA CARNE

Os dez mandamentos:
Estes foram apresentados por DEUS no monte Sinai aos Judeus que foram libertados do cativeiro no Egito, sendo apresentados por Deus para os seus filhos, no êxodo, na retirada do povo do Egito ao caminho para a terra prometida (Canaã).
O Egito entende-se como o mundo (ficou para trás) e a terra prometida (Canaã) entende-se como sendo o paraíso.

ÊXODO 20
1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. 13 Não matarás. 14 Não adulterarás. 15 Não furtarás. 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.


Vamos desmembrar os 10 mandamentos para uma melhor analise:
1) 3 Não terás outros deuses diante de mim;
2) 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
3) 7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4) 9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro.
5) 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
6) 13 Não matarás.
7) 14 Não adulterarás.
8) 15 Não furtarás.
9) 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10) 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.


MANUTENÇÃO DOS MANDAMOS QUE NÃO FORAM ABOLIDOS PELO NOVO TESTAMENTO:
Sabemos que com o advento da morte de Cruz de Jesus Cristo foi aberta uma nova dispensação a dispensação da graça (salvação pelo favor imerecido de Deus para conosco), assim, surgiu um novo período, então os dez mandamentos perderam automaticamente sua validade?
Lhe respondo que não, apenas é abolido do antigo testamento o que se chocar com o novo testamento, o que entrar em conflito com os ensinos do novo testamento é que foram abolidos.

JESUS ABOLIU O SÁBADO – QUARTO MANDAMENTO:
O quarto mandamento estabelecido por Deus no monte Sinai (guardar o Sábado) entrou em conflito, em linha de choque com o que foi declarado por Jesus Cristo, e desta forma deixou de ser um mandamento a ser respeitado
Mateus 12:
8 Porque o Filho do Homem é senhor do sábado. 9 Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles.
10 Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado?
11 Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali?
12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.
13 Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra.
Marcos 2:27-28
27 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;
28 de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

___
SALMOS 115 – IDOLATRIA IDOLOS “1 NÃO a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade.
2 Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus?
3 Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.
4 Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens.
5 Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem.
6 Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram.
7 Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.
8 A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.
9 Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
10 Casa de Arão, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.
11 Vós, os que temeis ao SENHOR, confiai no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo.

17 Os mortos não louvam ao SENHOR, nem os que descem ao silêncio.
18 Mas nós bendiremos ao SENHOR, desde agora e para sempre. Louvai ao SENHOR”.

________
ISAIAS 44 – IMAGENS DE ESCULTURAS:

6 Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus. 7 Quem há, como eu, feito predições desde que estabeleci o mais antigo povo? Que o declare e o exponha perante mim! Que esse anuncie as coisas futuras, as coisas que hão de vir! 8 Não vos assombreis, nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça. 9 Todos os artífices de imagens de escultura são nada, e as suas coisas preferidas são de nenhum préstimo; eles mesmos são testemunhas de que elas nada vêem, nem entendem, para que eles sejam confundidos.10 Quem formaria um deus ou fundiria uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? 11 Eis que todos os seus seguidores ficariam confundidos, pois os mesmos artífices não passam de homens; ajuntem-se todos e se apresentem, espantem-se e sejam, à uma, envergonhados.12 O ferreiro faz o machado, trabalha nas brasas, forma um ídolo a martelo e forja-o com a força do seu braço; ele tem fome, e a sua força falta, não bebe água e desfalece.13 O artífice em madeira estende o cordel e, com o lápis, esboça uma imagem; alisa-a com plaina, marca com o compasso e faz à semelhança e beleza de um homem, que possa morar em uma casa.14 Um homem corta para si cedros, toma um cipreste ou um carvalho, fazendo escolha entre as árvores do bosque; planta um pinheiro, e a chuva o faz crescer.15 Tais árvores servem ao homem para queimar; com parte de sua madeira se aquenta e coze o pão; e também faz um deus e se prostra diante dele, esculpe uma imagem e se ajoelha diante dela.16 Metade queima no fogo e com ela coze a carne para comer; assa-a e farta-se; também se aquenta e diz: Ah! Já me aquento, contemplo a luz.17 Então, do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se e lhe dirige a sua oração, dizendo: Livra-me, porque tu és o meu deus.18 Nada sabem, nem entendem; porque se lhes grudaram os olhos, para que não vejam, e o seu coração já não pode entender.19 Nenhum deles cai em si, já não há conhecimento nem compreensão para dizer: Metade queimei e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne e a comi; e faria eu do resto uma abominação? Ajoelhar-me-ia eu diante de um pedaço de árvore? 20 Tal homem se apascenta de cinza; o seu coração enganado o iludiu, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Não é mentira aquilo em que confio?

___
I CORÍNTIOS – PECADOS 6 “9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

dicionarioinformal.com.br
Devasso = Imoral; dissoluto; libertino; licencioso; depravado; corrompido; degenerado; despudorado; indecente; pervertido; safado; sem vergonha; sórdido.
Bêbado = estar alcoolizado, embriagado, consumir álcool.
Sodomita = Quem tem praticas sexuais anormais, fora da naturalidade que Deus deu, todo aquele que tem as mesmas praticas da cidade de Sodoma, pratica do sexo anal (coito anal), pederastia, relação com pessoa do mesmo sexo.

_________
GÁLATAS 5 - FRUTOS DA CARNE: “19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

dicionarioinformal.com.br Lascívia=Conduta ultrajante, pensamentos ou atos totalmente imorais que induzem a sexualidade.
Dicio.com.br - Lascívia = Propensão para a lubricidade, a luxúria. Libidinagem, sensualidade; cabritismo.

Dicio.com.br Porfias = Discutir, alterar, contender obstinadamente. / Insistir, teimar. / Competir, disputar, lutar por....
dicionarioinformal.com.br Porfias = Disputa, Labuta, Luta, Competição, Desafio (tudo relacionado a oposição de uma pessoa com algo ou a outrem).

Emulações = 1 Sentimento que incita a imitar, copiar ou a exceder outrem.  Rivalidade que leva alguém a recorrer à justiça, sem fundamento, visando maldosamente a prejudicar a outrem, Competição, rivalidade......

____

EFÉSIOS 5 –
1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.
3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos;
4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças.
5 Sabei, pois, isto: nenhum fornicário, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
7 Portanto, não sejais participantes com eles..

Impudicícia = Impuro, que não tem pudor, sem vergonha, sem recato.
Chocarrice = Gracejo petulante, grosseiro, atrevido, zombeteiro, petulante, chacota.
Fornicar = Ter relações sexuais sem regularização matrimonial, não sendo casado.

----
COLOSSENSES 3 –
5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6 por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]. 7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. 8 Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. 9 Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos 10 e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.
 Lascívia = Propensão para a lubricidade, a luxúria. Libidinagem, sensualidade; cabritismo
_____

APOCALIPSE 21 – QUEM VAI PARA O INFERNO: “6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Tímidos = que se fecham e não falam do amor de cristo, não propagam o evangelho..

Abominável = Que excita a aversão, o horror: crime abominável. Muito mau: gosto abominável. (Sin.: detestável, execrável.), Abominar é o mesmo que detestar, ter ódio, sentir horror por alguém ou algo.

Fornicadores = Ter relações sexuais sem regularização matrimonial, não sendo casado.


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

“BUSCANDO O ARREPENDIMENTO”

“BUSCANDO O ARREPENDIMENTO”
TEXTO ÁUREO:
Lc 15:7 “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
O arrependimento é o primeiro passo da jornada para se achegar a DEUS, trata-se do primeiro aspecto da salvação.
INTRODUÇÃO:
                O arrependimento, de acordo com os ensinamentos do Novo testamento, está intimamente ligado à chegada do reino dos Céus (Mt 3.2) “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Este foi o principal tópico da pregação de João Batista e continua sendo a condição indispensável para o homem tomar posse das bênçãos celestiais.
O ensino de hoje fala sobre a “BUSCA DO ARREPENDIMENTO”, porém, como introdução eu perguntaria arrependimento do que?
                Então para eu falar em arrependimento primeiro preciso entender que meu comportamento não foi correto, que fiz algo que não deveria ter feito, preciso entender que cometi uma iniquidade, uma transgressão da lei de DEUS, que cometi um pecado, o pecado é a iniquidade e o salário do pecado é a morte.
QUEM PODERIA SER O OFENDIDO NUM COMPORTAMENTO PECAMINOSO:
                Agimos em pecado quando ofendemos a DEUS (10 mandamentos de êxodo 20 não terás outros deuses além de mim, não fará imagem de ídolos) ou nosso PRÓXIMO (não furtaras, não mataras, não cobiçaras, não adulteraras) etc., Novo testamento (Mt 22:27-30 amaras a Deus de todo o teu coração, amaras o teu próximo como a ti mesmo).
A doutrina do arrependimento
                O arrependimento é a primeira das etapas para se buscar a santificação, primeiro ouvimos a palavra da salvação, entendemos o que foi declarado e passamos a analisar o nosso comportamento e buscamos adequá-lo as ensinamentos, com verdadeiro arrependimento dos atos de iniquidade (transgressão da lei) havidos anteriormente. 
                Devemos caminhar sempre em busca da perfeição e o arrependimento dos atos pecaminosos é a primeira das etapas (Hb 6:1) “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,”.
                Deus perdoa nossos atos pecaminosos, quando nos arrependemos verdadeiramente do que fora praticado, porém, quem ficar sempre caindo no mesmo erro, jamais alcançará a estatura de varão perfeito. Tenhamos em mente alguém que cotidianamente confesse o mesmo pecado cometido: isso mostra que tal pessoa ainda não se conscientizou que arrependimento é o ato pessoal e consciente de contrição, que permite à criatura humana mudar os seus atos pecaminosos através de uma orientação direta e interior do Espírito Santo,( 1 Jo 1.9) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.
ARREPENDIMENTO COM CONFISSÃO:
                O arrependimento é primordial ponto de partida na caminhada da fé verdadeiramente genuína. Quem não se arrepender, não poderá ser salvo. São necessários confissão e abandono do pecado (Pv 28.13) “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.
LAPSO ENTRE A INIQUIDADE E O ARREPENDIMENTO:
                Estamos falando em buscar o arrependimento por um pecado cometido, então é necessário que tenhamos em mente que Deus não coabita com o pecado, desta forma no lapso de tempo entre a iniquidade e o arrependimento sincero com confissão houve o rompimento do contato com DEUS, a ligação com o criador foi interrompida e o fluxo da energia celestial foi cortada, assim, caso neste período tenhamos a volta de Cristo ou o falecimento de seu corpo carnal, seu nome estará riscado do livro da vida e não habitará as mansões celestiais, o fio condutor de contato com DEUS será novamente ligado quando se concertar com DEUS por meio da confissão de seu pecado através da oração e quando se consertar com o ofendido (caso exista).
CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO:
Deus perdoa seu ato pecaminoso, por meio de seu arrependimento sincero e confissão, porém, não o livra das conseqüências do ato, os efeitos que o ato produziu serão suportados por você, ex. ato de culpa causa dano a um terceiro, exemplo fornicação nascimento do filho. Mesmo perdoado do pecado por meio do arrependimento você terá que suportar a carga da conseqüência do ato praticado.
Elementos ligados ao arrependimento:
                O genuíno arrependimento nunca ocorrerá sozinho. Qualquer forma de arrependimento que não se aplica aos elementos espirituais que o acompanhem é incapaz de produzir a verdadeira conversão. Quais são esses elementos?
·                     A confissão e as lágrimas
·                     A oração e consagração
·                     Fé e conversão
Resultados do arrependimento:
A Santa Palavra de Deus aconselha a que “todos venham a arrepender-se” (2Pe 3.9)  Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” a fim de alcançar a salvação e nos adverte que aqueles que não se arrependerem irão perecer (Lc 13.5) “Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.”  Havendo o arrependimento verdadeiro temos os seguintes resultados:
·                     Abandono do pecado
·                     Perdão e salvação

·                     Nova vida e alegria 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

OS 10 MANDAMENTOS

OS 10 MANDAMENTOS
ÊXODO 20
1 Então, falou Deus todas estas palavras: 2 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim. 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão. 8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. 9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; 11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou. 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. 13 Não matarás. 14 Não adulterarás. 15 Não furtarás. 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.

Deus nos deu a necessidade psicológica de 1) adorarmos a um SER divino de extrema grandeza, sabedoria e poder e 2) vivermos em comunhão, agrupando-nos em  ajuntamento de pessoas.
Os mandamentos de Deus tratam-se de regras que não pequemos contra DEUS ou contra nosso próximo.
Para que não venhamos a nutrir pensamentos ou praticarmos atos que sejam de alguma forma contrários a DEUS ou ao meio social que estamos inseridos.

DESMEMBRAMENTO:
Os Dez mandamentos foram apresentados por DEUS no monte Sinai aos Judeus que foram libertados do cativeiro no Egito, sendo apresentados por Deus para os seus filhos, no êxodo, na retirada do povo do Egito ao caminho para a terra prometida (Canaã).
Assim o Egito entende-se como o mundo e a terra prometida (Canaã) entende-se como sendo o paraíso.
Vamos desmembrar os 10 mandamentos para uma melhor analise:
1) 3 Não terás outros deuses diante de mim;
2) 4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. 5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem 6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
3) 7 Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão, porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4) 9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. 10 Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro.
5) 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
6) 13 Não matarás.
7) 14 Não adulterarás.
8) 15 Não furtarás.
9) 16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10) 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.




MANUTENÇÃO DOS MANDAMOS QUE NÃO FORAM ABOLIDOS PELO NOVO TESTAMENTO:
Sabemos que com o advento da morte de Cruz de Jesus Cristo foi aberta uma nova dispensação a dispensação da graça (salvação pelo favor imerecido de Deus para conosco), assim, surgiu um novo período, então os dez mandamentos perderam automaticamente sua validade?
Como esta no velho testamento ele deixou de valer após a vinda e morte de Jesus na cruz?
Os 10 mandamentos teriam sido abolidos pelo inicio da dispensação da Graça?
Lhe respondo que não, apenas é abolido do antigo testamento o que se chocar com o novo testamento, o que entrar em conflito com os ensinos do novo testamento é que foram abolidos.

JESUS ABOLIU O SÁBADO – QUARTO MANDAMENTO:
O quarto mandamento estabelecido por Deus no monte Sinai (guardar o Sábado) entrou em conflito, em linha de choque com o que foi declarado por Jesus Cristo, e desta forma deixou de ser um mandamento a ser respeitado
Mateus 12:
8 Porque o Filho do Homem é senhor do sábado. 9 Tendo Jesus partido dali, entrou na sinagoga deles.
10 Achava-se ali um homem que tinha uma das mãos ressequida; e eles, então, com o intuito de acusá-lo, perguntaram a Jesus: É lícito curar no sábado?
11 Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali?
12 Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.
13 Então, disse ao homem: Estende a mão. Estendeu-a, e ela ficou sã como a outra.
Marcos 2:27-28
27 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado;
28 de sorte que o Filho do Homem é senhor também do sábado.

JESUS CRISTO RESUMIU OS DEZ MANDAMENTOS EM DOIS:
Os demais mandamentos de forma alguma foram abolidos e devem ser respeitados, Jesus declarou a manutenção de sua validade e apresentou quais os principais:
Marcos 12
28 Chegando um dos escribas, tendo ouvido a discussão entre eles, vendo como Jesus lhes houvera respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o principal de todos os mandamentos?
29 Respondeu Jesus: O principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!
30 Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
31 O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
32 Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, 33  e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.
34 Vendo Jesus que ele havia respondido sabiamente, declarou-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém mais ousava interrogá-lo.

JESUS DECLAROU SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA FAMILIA:
Antes do inicio da dispensação da Graça (favor imerecido) era ilícito aos olhos de Deus o homem ter mais de uma mulher, agora não mais é ilícito, buscando a constituição da família, apenas entre um homem e uma mulher, mesmo que as Leis do mundo (regulam os costumes) declarem a possibilidade de outra forma de união (pessoas do mesmo sexo), ou a poligamia (união com mais de uma mulher), como em alguns países, a doutrina sagrada proíbe e quem busca a salvação deve respeitar as escrituras.
Mateus 19:4-6
4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher
5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?

6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.