Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

PRINCÍPIOS PARA A HORA DA PROVAÇÃO

PRINCÍPIOS PARA A HORA DA PROVAÇÃO
Leitura Oficial: Tiago 1:12-18
Tg 1:12-18 “12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. 13 Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. 15 Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte. 16 Meus amados irmãos, não se deixem enganar. 17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes. 18 Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, a fim de sermos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou”. 
INTRODUÇÃO:
Iremos tratar sobre o problema mais antigo enfrentado pelo homem - “A TENTAÇÃO”.
Do capítulo 3 de Gênesis ao capítulo 20 de Apocalipse, encontramos Satanás, sob diferentes nomes, agindo entre os homens, buscando leva-los ao pecado.
Já o primeiro ser humano a pisar neste mundo (Adão) enfrentou um grande dilema:
OBEDECER OU DESOBEDECER A ORDEM DE DEUS”.
De lá para cá, todos nós cedo ou tarde estaremos diante deste dilema!
Às vezes até mesmo quando sabemos o que é certo fazer e o apresentado é errado ainda é difícil dizer “não”, a carne bate forte querendo satisfazer seus desejos.
Estamos diante de uma “TENTAÇÃO que nos remete sempre a uma prova, um teste, uma avaliação.
A tentação e/ou provação tem duas vertentes e dois ângulos:
1)           Deus permite a tentação/provação para nos ajudar a crescer;
2)           As tentações são projetadas pelo diabo para nos levar a pecar.
Não fomos blindados, somos tentados a todo instante, Cristo venceu o mundo e nós podemos vencer também (Jo 16;33) “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
SIM É POSSÍVEL – Manter-se aprovado como obreiro fiel
A verdadeira felicidade surge no momento em que aprendemos a reagir da maneira apropriada no momento em que somos colocados à prova (Tg 1:12) “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam”.
A felicidade surge como reflexo e resultado de aprendermos a dizer não para o pecado. Para isto precisamos vigiar e orar (Mt 26:41) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito na verdade esta pronto, mas a carne é fraca”.
A pergunta que fica em nossa mente é: Como? Como eu digo não quando minha carne (meu corpo e meu interior) quer dizer sim?
VEJAMOS “QUATRO PRINCÍPIOS PARA A HORA DA PROVAÇÃO”
I.              ACEITE O FATO DE QUE VOCÊ ENFRENTARÁ PROVAS EM SUA VIDA: (Tiago 1:12) ““12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam”. Grifo nosso.
Deus não nos livre da prova e sim na prova, Os leões, a fornalha, o Gigante, a enfermidade, o problema etc...., Deus não nos livra da provação ele nos mostra o caminho para vencê-la e o caminho esta na palavra.
Até mesmo os crentes são tentados, diariamente nós somos tentados, até Jesus foi tentado (Mt 4:1) “ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo”.
Você não pode superar a prova achando-se muito espiritual. Pelo contrário, quanto mais desenvolvemos nossa vida espiritual mais seremos tentados. (I Cor. 10:13) “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar”.
O versículo mostra que a tentação é humana;
Talvez alguns de nós estamos passando por um momento de prova neste exato momento e só tem uma maneira de sairmos do outro lado de forma feliz; sendo aprovado! (2Tm 2:15 ) “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”.
Ser tentado não é pecado! Pecado é ceder à tentação. Em Hebreus a Bíblia afirma que Jesus foi tentado em tudo à nossa semelhança, mas que em nenhuma delas Ele pecou (Heb. 4:15) “pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.”
II.            NÃO CULPE OS OUTROS POR SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS:
(Tiago 1:13-14) “13 Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. 14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.” 
Nós somos peritos em tentar empurrar culpa para os outros. Isso aconteceu desde o primeiro homem que pisou neste mudo. Adão tentou culpar a Deus porque foi Ele que havia criado a mulher. (Gn 3:12) (Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”).
Quando somos tentados não devemos jogar a culpa nos outros, principalmente em Deus, buscar um culpado, criar justificativas e buscar erros e falhas nos outros.
Nós vivemos em dias de irresponsabilidade, ninguém assume sua culpa, pelo contrário culpamos a sociedade, culpamos o governo, culpamos o ambiente em que vivemos, culpamos nossos ancestrais, culpamos nossos pais, culpamos nosso cônjuge, culpamos o diabo, até mesmo culpamos Deus.
Não faça escolhas erradas e coloque a culpa em Deus!
Não faça como Noemi que tomou a decisão errada de ir para Moabe e depois disse (Rute 1:20:21) “20 Mas ela respondeu: Não me chamem Noemi, melhor que me chamem de Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga! 21  De mãos cheias eu parti, mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta. Por que me chamam Noemi? O Senhor colocou-se contra mim! O Todo-poderoso me trouxe desgraça!”.
Deus é amor e seu desejo é que todos se salvem, porém, Deus é justiça e nossa vida não é um conto de fadas, Deus não torna a vida de ninguém amarga, Ele não se coloca contra o seus filhos e tampouco traz desgraça.
Os frutos são colhidos conforme a árvore (Mt 7:17-18) “17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Deus não TEM CULPA pelas nossas decisões e atitudes, se nossas ações estão fora da palavra Deus não esta neste negócio.
III.           ESTEJA PRONTO QUANDO A TENTAÇÃO CHEGAR:
(Tiago 1:14-15) “14 Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. 15 Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte”
Jesus já havia advertido seus discípulos que eles deveriam orar para não caírem em tentação, ou seja, eles não deveriam ser pegos de surpresa na hora da tentação (Mt 26:41) Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito na verdade esta pronto, mas a carne é fraca”.
Paulo nos adverte para estarmos vestido com a armadura de Deus e preparados.
Cada um é tentado pela sua própria cobiça, por seus próprios desejos desenfreados, desta forma NÃO SE ENGANE!”.
A tentação não manda aviso com antecedência, como um câncer trabalha em secreto e se não tomar as providencias no momento oportuno ocorre a metástase e contamina todos os seus membros, causando-lhe a morte, o pecado trás a morte espiritual e câncer a morte física.
Cuidado se você acha que é superior  (1Co 10:12) “Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!”.
O DESAFIO DO CRISTÃO É VIVER NO MUNDO E NÃO SER CONTAMINADO PELO VIRUS CHAMADO PECADO
Satanás trabalha em nossos desejos e vontades e não podemos ignorar isto (II Cor. 2:11) “a fim de que Satanás não tivesse vantagem sobre nós; pois não ignoramos as suas intenções.”.
A Tentação é um processo e não um ato isolado (mulher, dinheiro)
TIAGO APRESENTA OS TRÊS PASSOS QUE O DIABO USA PARA NOS TENTAR:
1. APELA PARA OS NOSSOS DESEJOS (Tg 1:14):
(Tg 1:14 1ª. Parte) “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo... Os nossos desejos em si não são ruins, desejamos comer, beber, dormir, construir, possuir, etc.., o problema é o desejo desenfreado (concupiscência) o vício desenfreado, fora de controle.
Você é obcecado por comida, trabalho, diversão, sexo, dinheiro etc? Quando os desejos estão fora de controle eles se tornam um problema.
2. ELE PREPARA UMA ARMADILHA (v.14):
(Tg 1:14 2ª. Parte) “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido.
Essa estratégia é muito usada na caça e na pesca. Usa-se a isca certa para cada tipo de peixe.
Que tipo de isca o diabo vai usar para te pegar? Ele conhece suas fraquezas, ele conhece seu coração, ele conhece seus desejos.
A coisa louca quanto vemos o anzol e nós sabemos que é uma armadilha mas mesmo assim nós continuamos a morder até sermos fisgados.
Quantas vezes dizemos: Eu sei o que estou fazendo. Eu sou adulto. Eu não vou ser doído. Eu sei como me proteger.
3. ELE FISGA OS QUE MORDEM SUA ISCA (v. 15)
(Tg 1:15) Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte.
O texto diz que o desejo depois de haver concebido da à luz o pecado.
Primeiro o diabo pega sua atenção, então ele consegue que você crie raízes naquele desejo e aí nasce o pecado.
III.           OLHE PARA O ALTO:
(Tiago 1:16-17) “16 Meus amados irmãos, não se deixem enganar.  17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.”.:
Se a tentação começa com nossos pensamentos, então mudar o foco dos nossos pensamentos é a chave para a vitória.
Pense nas coisas do alto” (Fil.4:8) “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.
Não tente argumentar com o diabo, ele sabe muito melhor do que você como fazer isso. Ele é “o enganador”.
Quando não queremos ser picados por uma abelha devemos sair de perto do seu enxame:
Talvez seja necessário mudar o canal na TV; Talvez seja necessário mudar o emprego; José no Egito estava numa situação tentadora e ele deixou sua túnica e deu no pé; (ICo 15:33) “Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”.
IV.          CONCLUSÃO:
 Temos que aceitar o fato de que enfrentaremos provas em nossas vidas;
 Sei que é fisicamente difícil, porém, precisamos dar glórias a Deus na tribulação Rm 5:3-5 “3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4  E a paciência a experiência, e a experiência a esperança. (qual a esperança?) 5 E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.
Não podemos culpar os outros por nossos próprios problemas;
Precisamos estar prontos para quando a tentação chegar;
Precisamos ter uma visão correta sobre Deus;
Nada disto vai funcionar em sua vida se você em primeiro lugar não aceitar o princípio mais importante que é: “DEIXE DEUS CONTROLAR SUA VIDA”.
Deus é o único que pode mudar de verdade sua vida, você precisa de Jesus em sua vida.
Você nunca poderá dizer não à tentação até que você aprenda a dizer sim para Deus.
O mundo pode lhe tentar, a carne pode lhe tentar, satanás pode lhe tentar porém que decide é você.

Que DEUS lhe abençoe.