Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

sexta-feira, 7 de março de 2014

A SALVAÇÃO DE ZAQUEU O PUBLICANO

A SALVAÇÃO DE ZAQUEU O PUBLICANO:
Texto de referência: Lucas 19:1-10
1 E, TENDO Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali.
5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
            O fato acima narrado ocorreu em Jericó que trata-se de uma antiga cidade da Palestina, situada às margens do rio Jordão, sendo, na época uma província do império Romano.
1.                  ZAQUEU ERA BEM SUCEDIDO NO MUNDO SECULAR:
a.       Temos nesta passagem bíblica relatada por Lucas a história de Zaqueu, um homem que possuía um alto nível na sociedade, seu status entre os homens era grande, conhecido por muitos, Zaqueu tratava-se de um chefe dos coletores de impostos (os publicanos) e era rico.
b.       Pelo exposto em referido evangelho Cap. 19, vers. 2, podemos concluir que Zaqueu:
Era rico: possuía muitos bens materiais, ele tinha dinheiro, estava estabilizado financeiramente, pois era rico, Lc 19:2 última parte;
Possuía status na sociedade: Zaqueu estava inserido na sociedade, não vivia a margem dela, tinha uma profissão promissora, era respeitado por seu trabalho secular, era um coletor de impostos (Lc 19:2), assim, estabilizado profissionalmente
Era Invejado por muitos: Lc 19:2 declara que Zaqueu não era um simples cobrador de impostos, era este um chefe dos publicanos (o nome dado aos coletores de impostos nas províncias do Império Romano), assim, possuia um nível elevado na hierarquia da coletoria dos impostos, pois, haviam comandados à suas ordens, sua posição secular era desejada por muitos, pois era um chefe e emanava ordens que deveriam ser obedecidas por aqueles que estavam sob a sua gerência, assim, tratava-se de uma pessoa invejada por muitos.
c.       Zaqueu era um funcionário da coletoria responsável pela arrecadação dos impostos na província Romana de Jericó, assim, funcionário público e subordinado ao governo Romano.
d.       Pelo acima exposto e aos olhos do mundo secular, com um pensamento material e exclusivamente carnal poderíamos concluir que Zaqueu possuía tudo o que era e é desejado por um ser humano ímpio: a) dinheiro; b), status na sociedade e c) poder de comando, o tríplice desejo carnal e secular se fazia presente em Zaqueu.
2.                  ALGO FALTAVA NO INTIMO DE ZAQUEU:
a.       Porém, algo faltava para Zaqueu, algo em seu interior fazia com que ele não estivesse satisfeito, algo lhe incomodava internamente, como se lhe faltasse alguma coisa, como se não estivesse completo, de certo não se tratava de algo material, que pudesse ser comprado ou adquirido por meio de seus contatos, tratava-se de algo espiritual, que lhe incomodava e lhe afligia, estando ele escravizado pelos pecados que cometia, conforme declarado em Jo 8:34 “todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”.
b.       O dinheiro, o status e o poder de comando não lhe davam uma felicidade completa, genuína e sim imediatista e ilusória, lhe faltava algo que causa um vazio interior.
3.                  ZAQUEU ERA UM PECADOR:
a.       Podemos dizer que Zaqueu era uma pessoa bem sucedida nas questões do mundo secular, uma pessoa de sucesso, porém, vivia ele em transgressão da lei divina, agindo incorretamente em seu relacionamento com DEUS e com o seu próximo, e 1JO 3:4 declara Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade e (Rm 6:23) “porque o salário do pecado é a morte”.
b.       Caso não houvesse uma conversão, uma mudança de direção nos procedimentos de Zaqueu, seus atos iriam o levar para a morte espiritual, estado Zaqueu separado de Deus, conforme Isaías 59:2 “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus”, assim, Zaqueu apesar de ser bem sucedido materialmente estava separado de Deus e sabia que necessitava de Jesus Cristo para se achegar ao Pai, pois Cristo trata-se do único caminho para se achegar à DEUS Jo 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.  
4.                  ZAQUEU BUSCA A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS:
a.       Percebeu Zaqueu que os bens materiais, a fama e fortuna, não lhe dão uma felicidade genuína, apenas momentânea, mascarada e falsa, sendo que a plena paz e santo gozo esta na fé e crença de que existe um DEUS maior que nos supre e nos livra no dia da angustia e que Jesus Cristo foi nos preparar morada nas mansões celestiais.
b.       Zaqueu abandonou todos os seus afazeres, todas as questões do mundo secular e foi ao encontro de Jesus Cristo, tomou ele esta atitude de suma importância, entendeu ele que sem Jesus não há salvação Atos 4:12 “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
c.       Importante lembrar que Zaqueu era um chefe da coletoria, funcionário público Romana, e Roma perseguia os Cristãos, Roma via em Jesus um possível problema que precisava ser eliminado, e posteriormente acabando por perseguir todos os Cristão na Época de Cesar Augusto (que se intitulou divino).
d.       Sendo este funcionário público, seu ato de ir em busca de Jesus Cristo colocava em risco seu emprego, que sustentava todos os seus prazeres seculares (dinheiro, status e motivo de inveja), havia muita em coisa em jogo para Zaqueu quando deixou seus afazeres e foi ao encontro de Cristo, porém, ele não pensou duas, percebeu que mais importância seria a salvação de sua alma, todo que todo o ouro e prata que pudesse existir.
e.       Zaqueu foi ao encontro de Cristo, ato voluntária e espontânea, sendo que de forma livre buscou este que tem o poder de nos transformar em novas criaturas por meio da regeneração, que procede a justificação de nossos pecados, pagos por um bom preço, qual seja, seu sangue vertido na cruz do madeiro.
f.        Mesmo não necessitando de bênçãos matérias Zaqueu tomou a atitude de ir ao encontro de Jesus Cristo, pois sabia ele que Cristo poderia oferecer algo muito maior que bens materiais, qual seja a sua salvação espiritual, sua cidadania celestial, seu passaporte para as mansões celestiais, Zaqueu entendeu que Cristo era muito mais que do que se podia ver, ouvir ou falar, Jesus era Deus e poderia lhe proporcionar a sua salvação. 
g.       Jesus Cristo pede que você abra a porta e deixe-o entrar na sua vida, como fez na vida de Zaqueu Ap 3:19 “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele”.
h.       Jesus Cristo não faz acepção de pessoas, sendo que ele ama a todos indistintamente e esta de braços abertos esperando para recebê-lo, assim como fez com Zaqueu descrito em Lc 19:6 “E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente, sendo que com você não será diferente.
5.                  A OPORTUNIDADE DO ENCONTRO COM CRISTO:
a.       Zaqueu estava diante da oportunidade de sem encontrar com JESUS CRISTO, pois tinha ele o conhecimento que Jesus estava em Jericó, local de sua residência e atividade laborativa, esta este diante da oportunidade de ter um encontro único e impactante com Cristo.
b.      Cristo estava passando por Jericó é era a possibilidade de Zaqueu vê-lo e até mais que isto, poder ter uma comunicação, uma relacionamento e até uma comunhão com Cristo, e este não perdeu tempo, foi logo ao encontro de Jesus, deixando para trás seus afazeres e buscando uma forma de tornar viável referido encontro.
c.       Conosco não é diferente, não podemos perder a oportunidade de nos encontrarmos verdadeiramente com Jesus Cristo, não podemos deixar para depois, não podemos perder esta chance, sendo que Jesus Cristo lhe chama para este encontro e você não pode perder a oportunidade de vê-lo, se comunicar com ele, ter um relacionamento e até uma comunhão com Jesus Cristo e com Deus.
d.      Jesus Cristo é espiritual e esta de braços aberto lhe esperando para este encontro impactante, basta você abrir a porta e recebê-lo.
6.                  VENCENDO OS OBSTÁCULOS PARA O ENCONTRO COM JESUS CRISTO:
a.       Após Zaqueu ter sentido em seu coração a necessidade de ver Jesus Cristo este não mediu esforços para que pudesse se concretizar seu desejo.
b.      Zaqueu enfrentou todos os obstáculos para ver Jesus Cristo, superando um a um tendo como objetivo este encontro com Jesus.
c.       Zaqueu não deixou que nada impedisse seu desejo voluntário de ver Jesus Cristo, não deixou que nada se sobrepusesse entre seu desejo e a possibilidade da concretização dele.
d.      Não deixou que se trabalho pudesse atrapalhar o encontro com Cristo, mesmo estando ciente da conseqüências materiais que pudessem ocorrer.
e.       Não deixou que sua pequena estatura fosse um impedimento para ver Jesus Cristo.
f.        Zaqueu enfrentou todos os obstáculos para que se concretizasse seu desejo de ver Jesus Cristo.
g.      Com você não deve ser diferente, não deixe que qualquer obstáculo impeça você de se encontrar com Jesus Cristo, enfrente os obstáculos que surgirem, um a um, tendo como principal objetivo este encontro impactante que irá transformar você em uma nova criatura, muito melhor que o velho homem, renovado e com uma nova cidadania a cidadania celestial.
h.      Seja qual for seu obstáculo, em todas as suas esferas, financeira, física, familiar, religiosa, enfrente-o e vença-o em busca deste maravilhoso encontro com Jesus Cristo, assim como fez ZAQUE.
7.                  A CONVERSÃO DE ZAQUEU:
a.       Temos nesta passagem bíblica relatada por Lucas à conversão de uma pessoa, que após o encontro com Cristo Jesus, mudou a direção de sua vida, mudou o caminho, convergiu seus pensamentos e atos do caminho da transgressão da lei, da iniquidade, pois a iniquidade é o pecado e salário do pecado é a morte, para o caminho da vida e vida eterna em abundância como o salário por seu um seguidor de Cristo.
b.       Zaqueu entendeu a mensagem de Cristo, mostrou-se arrependido de seus atos de iniquidade, teve fé que Cristo era de fato o filho de Deus e em todo o seu poder e glória e foi ao encontro de Cristo que o transformou em uma nova criatura pela regeneração, perdoando e apagando os seus pecados por meio da justificação.
c.       Jesus não se importa se você é um pecador, se agiu incorretamente no passado, a misericórdia de Deus é enorme, e ele perdoa os seus pecados, mesmo de não seja merecedor disto, a misericórdia é o perdão de Deus imerecido, por meio de Jesus Cristo, que pagou pelos nossos pecados, assim também foi com Zaqueu Lc 19:7 “E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. Jesus veio para dar aos pecadores a oportunidade de salvação, desta forma ele não deixará de fazer a parte dele, caso você faça a sua Lc 19:10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.
8.                  O COMPORTAMENTO DO CONVERTIDO:
a.       Zaqueu foi regenerado e transformado em uma nova pessoa, sendo que seus atos eram testemunha disto, pelo que vejamos em Lc 19:8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”.
b.       Não basta declarar que sou um Cristão, meu comportamento deve ser testemunha disto, minha forma de proceder ante a DEUS e a meu próximo é que deve demonstrar que sou verdadeiramente um Cristão.
c.       Importante frisar que para ser um Cristão não se faz necessário (como regra) que você proceda a doação de metade de seus bens, como fez Zaqueu, o que você tem que fazer é se livrar da velha criatura e se tornar um novo homem, deixando para trás os atos e pensamentos de iniquidade (transgressão da lei de Deus – Bíblia), para Zaqueu seus bens materiais eram pesados uma vez que lhe acusavam de ter cometido atos pecaminosos, de ter formado uma riqueza injustamente, os bens de Zaqueu se tornaram um peso para ele e o lembravam dos atos pecaminosos que havia cometido.
d.       Não queria Zaqueu chegar em sua casa após um dia de trabalho e ver que a mordomia de seu lar tinha sido conquistada por meio de atos pecaminosos, assim, se martirizando por atos cometidos no passado, buscou com o ato de doação não ter este peso na consciência, tronando-se uma pessoa livre, liberta e sem manchas.
e.       Assim, como fez Zaqueu devemos nós nos livrar-nos da velha criatura, sendo regenerado tudo se fez novo.
f.        Após a manifestação de Zaqueu Jesus declarou Lc 19:9 “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa”, estaria Zaqueu imediatamente salvo, recebeu a Jesus Cristo e DEUS o recebeu como seu filho, assim passou a ser um filho de Deus.
g.       Neste ensino que expõe a salvação de ZAQUEU, oferecida por Jesus Cristo podemos concluir que a salvação possui algumas características que precisam ser bem conhecidas para evitar dúvidas.
h.       As características da salvação serão analisadas no próximo estudo que pretendo fazer e tornar público na próxima semana.
Até lá.
Que DEUS lhe abençoe e que este ensino possa de alguma forma ter lhe edificado.

Hélio Lorenzi

IEAD/SEDE – Ficha5256