Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DOIS CONSTRUTORES

DOIS CONSTRUTORES
Mateus 7:24-28 “24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26   E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. 28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina”.
Aqui vemos a parábola dos dois construtores.
A parábola é como uma luz que clareia ilustra a mensagem, Jesus durante os seus três anos e meio de ministério apresentou mais de 50 parábolas e por traz de cada uma dela estava a revelação de algo maravilhoso.
No texto que lemos Jesus apresenta a parábola dos dois tipos de construtores, o construtor prudente e o construtor insensato. (o sábio e o louco).
            Aplicação da parábola: Esta parábola se aplica a todos que já ouviram ou ouve as palavras de Jesus, sendo que cada pessoa que já ouviu as palavras de Jesus, de acordo com a posição que adotar estará revelando que tipo de construtor ela é diante do Senhor “prudente ou insensato, sábio ou louco”
            Comparações: Devemos comparar as “casas a nossas vidas” que estão dia a dia sendo construídas, cada ato, cada palavra e procedimento trata-se de um tijolo que fora assentado na casa, o “alicerce da casa trata-se da palavra de Jesus” que fora ouvida e pode ou não ser praticada e a “base da edificação com Jesus Cristo” Jesus deve ser nossa rocha, nossa pedra de esquina, nossa base e modelo de procedimento.
            Todos somos de alguma forma construtores: Na parábola que lemos ambos os homens mencionados são construtores, pois viver significa construir ou edificar, cada ambição que o homem acaricia, cada pensamento que ele concebe cada palavra que ele pronuncia e cada obra que ele realiza é, por assim dizer um tijolo da construção, assim, podemos concluir que “as casas são nossas vidas”.
            A base da construção: Gradualmente a estrutura da sua vida se eleva e a construção de sua casa vai sendo realizada, dia a dia, atitude por atitude. Contudo nem todos os construtores são iguais, alguns são sábios, outros são insensatos, sendo que aqui Jesus fala primeiramente sobre a base que o homem sábio construiu a sua casa, ou seja sobre a rocha ““24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” e posteriormente apresentou a base da construção do imprudente “26   E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia”;
            Razões para sermos praticantes da palavra como construtores prudentes e sábios:
1- Não são mais escravos do pecado. João 8:“31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará; 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35   O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. 36   Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
2- Andam na fidelidade e na verdade. João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade
3- Passaram da morte para a vida “João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida
4- São convidados a passarem a eternidade no Céu “Mt 25:34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”
6- Tem convicção de sua fé. Não se abalam diante o temporal. Mateus 7:25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.)
7- Isso significa que sua casa está construída na rocha, sua vida está bem fundamentada. O seu fundamento é Cristo. I Coríntios 3 :11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
As provações a que foram submetidas as casas: vejam que ambas as casas (nossas vidas) passaram pelos mesmos testes de resistência, pelas mesmas provas e adversidades, a casa do construtor sábio ou prudente versículo  25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa e a casa do construtor insensato ou louca versículo 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa. Então a diferença não esta nos testes e provações, nos problemas e obstáculos, nas ciladas e emboscadas do maligno e sim a forma como enfrentamos e nossa base, nosso alicerce, nosso chão, onde estão fincadas nossas raízes, nossos valores, então a diferença esta em praticar ou não a palavra ensinada por Jesus Cristo, demonstrando pelo seu comportamento.  
 1.        Todos nós passamos por dificuldades na vida. Jesus disse: ‘no mundo passais por aflições.’ Muitas são as aflições do justo. Aqueles que vivem piedosamente são perseguidos.
2.         O vento sopra contra a vida de todos, mas, só permanece de pé quem tem a sua vida sobre a Rocha. (em Cristo)
3.         A bíblia em EF 4:14 nos adverte “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
4.         Em outras partes na bíblia vemos que os ventos estão também ligados a tribulações, tormenta, tempestade, tribulações ou coisa parecida.
Tudo isso pode acontecer na vida de qualquer um: as aflições temporais, o maltrato por parte de alguém, as tentações e ataques dos falsos mestres. Mas, se a nossa casa estiver bem firmada e fundamentada não cairemos. A diferença esta em entender e praticar a palavra ouvida.
            Quem seria um construtor insensato: É aquele que não pensa no futuro, nas possíveis inundações. O versículo 26 fala que este edifica a sua casa sobre a areia. O primeiro edifica sobre a Rocha.
1.         Ouve a Palavra e não pratica, constrói a sua vida sobre a areia, ou seja, é a pessoa que não prepara o seu terreno e, de repente, percebe que a areia é traiçoeira, não dá firmeza, não dá herança.
2.         Venha. Faça isso; a esposa não está vendo, o seu marido não está vendo. Olhe, curta a vida, pinte e borde, faça o que der na “telha”.’ Isso é a “areia do mundo”.
3.         Em Colossenses 2:8, diz assim: "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo”
            O resultado dessas provas: Apesar dos testes e provações sobre ambas as edificações serem os mesmos, o resultado foi o oposto, a casa do prudente “25 não caiu” e do insensato “27 ela desabou, sendo grande a sua ruína” então onde estaria a diferença? Qual o motivo do resultado ter sido tão diferente entre uma e outra construção? Sendo ambas construções, tendo sofrido os mesmos testes, qual seria o fator modificador do resultado?
            A razão para a diferença no resultado: O fator modificativo do resultado esta em praticar ou não praticar a palavra de Jesus Cristo que foi ouvida, então a diferença não esta em ouvir em si e sim em praticar o que se ouviu, temos que ouvir, entender e praticar, o alicerce de nossas casas ou vidas, sua casa e sua vida não irá ruir se elas forem construídas se o alicerce estiver em praticar a palavra que se ouviu, com uma base sólida, firme e inabalável, sob a rocha que se chama JESUS CRISTO, com todos os seus ensinamentos e procedimentos, com todas as suas doutrinas e comportamento, “24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” e vindo as provas os testes ela permanece firme, 26   E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; vindo as provas ele cai e é grande a sua queda”  
            CONCLUSÃO: Não basta ouvir a palavra, não basta ir na Igreja, não basta ser irmão de um pastor, ter amigos evangélicos ou até mesmo declarar-se  um cristão, necessário se faz que seu comportamento demonstre que és um cristão, seu atuar seja digno de se declarar um cristão, seja um efetivo praticante da palavra de DEUS.
Tiago 1:22 diz: "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."
            Uma velho ditado declara “o que você faz troveja tão alto que não consigo ouvir o que você diz”, não basta falar de Deus ou ouvir a palavra seja um praticante dos ensinamentos Bíblicos, tenha a palavra de Deus como alicerce para a sua vida.


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

MULTIPLICAÇÃO AZEITE BOTIJA

“MULTIPLICAÇÃO AZEITE BOTIJA”
LEITURA DA PALAVRA OFICIAL: II REIS – CAPÍTULO 4:1-7
1   Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos.
2   Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
3   Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas.
4   Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia.
5   Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia.
6   Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou.
7   Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto.
Versão João F. Almeida Revista e Atualizada
1.    INTRODUÇÃO:.
a.    Temos aqui exposto a narrativa de um milagre, de uma intervenção divina, atendendo a suplicada de uma Senhora angustiada no momento de uma grande tribulação.
b.    Primeiramente é importante relatar que estes fatos ocorreram em uma outra época, onde as leis que regiam o mundo eram um pouco diferentes das atuais, onde o poder paterno sobre os filhos era muito superior as atuais, os pais dominavam por completo seus filhos.
c.    A escravidão era permitida e os filhos eram responsabilizados pelas dividas de seus pais, podendo chegar ao ponto de serem levados como escravos para cumprimento de obrigações não quitadas.
2.    Versículo 1 – “Certa mulher, das mulheres dos discípulos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que ele temia ao SENHOR. É chegado o credor para levar os meus dois filhos para lhe serem escravos”.
a.    A mulher chegou ao profeta Eliseu, profeta trata-se de uma pessoa com uma chamada divina, sendo usado por DEUS como um vaso, um despenseiro, recebendo as mensagens de DEUS e transmitindo a seu destinatário, uma pessoa que anda em santidade e é usado como um mensageiro.
b.    Veja que diante da adversidade a viúva foi até um representante de DEUS, este foi o caminho que ela buscou para solução daquele problema, ela não tentou justificar as dividas contraídas, ela não buscou achar culpados pelos problemas, ela não buscou desculpas por aquele infortúnio, ela foi em busca do divino para que tivesse solucionada aquela questão, sem tentar justificar a sua culpa, sem querer transmitir aos outros os seus problemas.
c.    O marido desta mulher tratava-se de um discípulo dos profetas e ele havia morrido, tornando-se ela viúva, testemunhando ela que seu falecido marido tratava-se de uma pessoa temente a DEUS, veja que o comportamento do falecido demonstrava que ele tratava-se de uma pessoa temente a DEUS, o seu testemunho anti a sociedade é por demais importante, a forma com que enfrenta os testes os obstáculos é que ira demonstrar seu temor a Deus (obediência por amor, reverência e respeito).
d.    Como pagamento pelas dívidas contraídas por aquela família e como base no ordenamento jurídico vigente pelos homens naquela época o credor buscava escravizar os dois (2) filhos como forma de pagamento, como cumprimento das obrigações inadimplidas.
e.    A viúva então se encontrava em um tremendo vale, havia perdido seu marido que faleceu, agora encontrava-se na iminência de perder seus dois filhos, assim buscou auxilio de Deus para solucionar esta questão por demais perturbadora.
3.    Versículo 2 - “Eliseu lhe perguntou: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. Ela respondeu: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”.
Esta viúva encontrava-se na miséria, sem bens materiais para poder vender e levantar fundos suficientes para quitar seus compromissos. Literalmente ela estava no fundo do poço.
4.    Versículo 3 – “Então, disse ele: Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas”
a.    Deus então mostra ao profeta Eliseu o que deve ser feito para que se tenha solucionada a questão, Deus reponde a suplica da viúva e mostra o caminho a ser trilhado para que ela obtenha sua benção.
b.    E neste caso pediu DEUS que ela colhesse emprestadas vasilhas com seus vizinhos, vasilhas vazias.
c.    Até aqui ela ainda não havia recebido sua benção, até aqui tinha ela apenas uma expectativa, nada palpável, então ela deveria confiar no que o profeta havia dito, na sua condição de mensageiro de Deus, ter fé em Deus e em seu poder,
d.    Deus queria ainda um pouco mais dela, teria ela que ir pedir as vasilhas aos vizinhos, então, não bastava a sua fé ela teria que expressar publicamente a sua fé, a exteriorização pública de sua fé era aqui a chave para que pudesse obter uma benção celestial.
e.    Veja que ela tinha apenas uma promessa e deveria se agarrar nesta promessa e cumprir os mandados de Deus como condição para a ocorrência de um milagre, Deus pediu para ela fazer a parte dela e ele com certeza faria a parte dele.
f.     Para ocorrência de um milagre de Deus necessariamente tem que haver vasilhas vazias? Deus verdadeiramente precisava daquelas vasilhas para a ocorrência de um milagre? Deus não poderia entregar o pacote completo vasilhas e azeite? É claro que poderia, Deus trás a existência o que não existe, DEUS criou todas as coisas.
g.    Então o que Deus queria com a viúva quando pediu para ela ir buscar as vasilhas?
h.    Teria a viúva que buscar em seus vizinhos os vasos emprestados e sem sombra de dúvidas os vizinhos iriam perguntar qual o motivo e para que seria usado o seu vaso, seria ela interrogada sobre qual seria o destino o fim a ser usado o vaso para que pudesse ser emprestado.
i.      Deveria a viúva ser firme na promessa do Senhor, mesmo de mãos vazias declarar que havia assumido posse da benção e declarar que havia recebido uma mensagem divina para solucionar uma pendência muito grave, exteriorizando sua fé perante a comunidade que ela estava inserida, “eu creio” veja que ela deveria testemunhar de DEUS para seus vizinhos para que pudesse receber a sua benção.  
j.      “E você”, mesmo ainda não tendo recebido nada palpável, crê que DEUS pode agir na sua causa? Já tomou posse de sua benção?
5.    Versículo 4“Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o teu azeite em todas aquelas vasilhas; põe à parte a que estiver cheia”.
a.    Após ter ela cumprida a primeira etapa de colher emprestada as vasilhas com seus vizinhos, exteriorizando publicamente sua fé e firme na promessa que havia recebido, o profeta Eliseu relatou a etapa seguinte a ser enfrentada por aquela viúva para que pudesse receber a sua benção celestial.
b.    Devendo ela permanecer na sua casa, a benção viria em seu próprio lar e na companhia de seus filhos, a sua família unida iria sentir o agir de Deus, no seu lar, fechada a porta e unidos os membros da família, o agir de Deus começaria sobre aquele negócio, o milagre de Deus se materializaria, onde haveria a multiplicação do azeite enchendo todas as vasilhas que ela havia pego emprestado, quanto maior tivera sido a exteriorização pública de sua fé, quando maior teria sido a demonstração de sua fé, quanto mais vasilhas ela tivesse ido buscar com os vizinhos, testemunhando de DEUS para eles e firme nas promessas do SENHOR, maior seria o agir de DEUS sobre aquela causa, sobre aquela família.
6.    Versículo 5“Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; estes lhe chegavam as vasilhas, e ela as enchia”.
Neste versículo temos o recebimento da promessa, o milagre de Deus se materializando, uma vez que, dentro de sua casa, as portas fechadas e na companhia de seus filhos, com uma pequena botija a viúva enchia as vasilhas que seus filhos traziam e eram postas de lado após estarem cheias.
7.    Versículo 6“Cheias as vasilhas, disse ela a um dos filhos: Chega-me, aqui, mais uma vasilha. Mas ele respondeu: Não há mais vasilha nenhuma. E o azeite parou”
Os filhos traziam as vasilhas e o azeite que saia da botija ia enchendo as vasilhas, até que todas as vasilhas que foram emprestadas se encheram por completo, quando o azeite parou de escoar pela botija.
8.    Versículo 7“Então, foi ela e fez saber ao homem de Deus; ele disse: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e, tu e teus filhos, vivei do resto”
a.    Após recebida a benção de DEUS, o milagre a multiplicação do azeite na botija, o versículo sete (7) no apresenta que a viúva não se esqueceu do profeta, ela foi até ele e testemunhou ao homem de Deus (profeta Eliseu) o que havia ocorrido, e pediu orientação para o destino da benção.
b.    A viúva já estava de posse do azeite mesmo, poderia ela agora assumir o controle, poderia ela declarar “pode deixar que daqui para frente eu resolvo”, nada disto, ela foi pedir orientação ao profeta quanto ao destino da benção.
c.    A viúva foi testemunhar a benção ao profeta que lhe orientou quanto ao seu destino, declarando que ela deveria vender o produto, pagar sua dívida e que aquela família vivesse com o remanescente.
9.    CONCLUSÃO:
a.    Veja que o que DEUS tem para os fiéis a ele, para os que não tem vergonha de testemunhar sua fé junto ao meio que esta inserido é em superabundância, o milagre foi tremendo que além de quitar sua dívida ainda pode usufruir dele para a manutenção de sua subsistência e de seus filhos.
b.    A exteriorização da fé, seu testemunho, a crença em uma promessa, a entrega a DEUS do problema fizeram com que a viúva recebesse de DEUS uma grande benção, tal que fora o suficiente para quitação integral de sua divida e ainda o remanescente foi suficiente para sua subsistência e de seus filhos.