Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

UM LÍDER EM CRESCIMENTO CONSTANTE


UM LÍDER EM CRESCIMENTO CONSTANTE
TEXTO ÁUREO: “Ele é como árvore plantada junto à corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido”. Sl 1:3
VERDADE APLICADA: A liderança que prospera e sempre cresce é aquela que diligentemente tira o melhor proveito das oportunidades boas e ruins.
OBJETIVOS DA LIÇÃO:
1. Fornecer orientações para o crescimento em liderança;  2. Expor a melhor maneira de aproveitar o tempo e as oportunidades;  3. Estimular as pessoas a contribuírem com o melhor de si.
INTRODUÇÃO:
            * Imagem evolução - O Cristão deve sempre ter como objetivo o crescimento e a evolução, não podemos nos contentar com a posição atingida hoje, precisamos crescer na graça e no conhecimento, precisamos crescer enquanto pessoas e enquanto adoradores, precisamos crescer enquanto pessoas humanas (como Moises e José) e precisamos crescer no Espírito e nas coisas do Espírito, crescimento e evolução (Fp 1:6) “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”;  
            Para algumas pessoas as circunstâncias adversas podem ser pedras de tropeço, mas para o verdadeiro Cristão os testes o provações o torna experimentado fazendo com que ele cresça e evolua.
            Os fatores externos não podem influenciar o nosso interior e nossa relação espiritual com Deus, precisamos prosseguir para o alvo (Fp 3:13-14) “13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, 14  Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
1. APROVEITE MELHOR O SEU TEMPO:
            Os avanços tecnológicos alteraram o padrão de tempo e distância, o que era longe a 100 anos atrás agora é perto, antes não se tinha informação, havia a necessidade de garimpar e garimpar para como ouro achar pequenos fragmentos de informações, hoje temos uma enxurrada de informações e precisamos filtrar colher a informação precisa e mais fiel sobre o que buscamos.
            Antes perdíamos tempo para chegar a um destino ou para se ter uma informação sobre algo, hoje precisamos vigiar para não nos distrairmos com coisas que não tem valor, focando no que de fato lhe é útil e fortalecedor.
            Aprender a valorizar o tempo e administrá-lo com sabedoria trará não somente sucesso, mas confiança naquilo que se faz. O dicionário Houaiss diz que: tempo é um período contínuo e indefinido no qual os eventos se sucedem”.
O passado é história, o futuro é mistério, e hoje é uma dádiva.
Por isso é chamado de presente!
            O tempo não pode ser parado ou guardado. Assim, o que nos resta fazer em nossa breve existência é administrá-lo.
Precisamos usar bem o tempo e tomar as decisões corretas, em todo o momento (trabalho, família e ministério).
            Vejamos alguns exemplos de como administrar o tempo: 
1.1 O CRISTÃO DEVE SE ORGANIZAR E ESTABELECER ALVOS:
            O ponto de partida para um crescimento sustentável e duradouro é primeiramente definir “O QUE VOCÊ PRETENDE PARA O SEU FUTURO
            Os passos dados hoje o levarão para o que você será no futuro, com reflexos diretos em seu futuro seja em curto, médio ou longo prazo.
            Não conte com um resultado diferente, o fruto a ser colhido será o resultado da semente plantada hoje.
            Par que você evolua e cresça o ponto de partida depende de você, cabendo a seguinte pergunta!
ONDE VOCÊ PRETENDE CHEGAR?
            Tanto das questões civis e humanas quanto nas questões espirituais.
            Precisamos de um crescimento constante, porém, direcionado para o que de fato tem valor.
            Ao invés de perder meu tempo com futilidades preciso remir o tempo perdido e buscar um crescimento constante (II Pe 3:14-18) “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”.
            (2Cr 17:9) “E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei do SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá, ensinando entre o povo”.
1.2 UM CRISTÃO DEVE ELEGER PRIORIDADES:
            Um bom cristão sempre terá prioridades, saberá separar o que é importante daquilo que é urgente.
            Estabelecer prioridades é uma forma de se evitar muitos desperdícios, é determinar o que vem primeiro, o que é mais importante e mais digno (Mt 6:33) “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.  
            Busque organizar a sua vida e retirar do seu dia-a-dia tudo o que for contrário a meta estabelecida, se o seu objetivo é a salvação, então, você precisa extrair de seu dia-a-dia tudo o que for contra o reino de Deus.
1.3 UM CRISTÃO DEVE AMAR AQUILO QUE FAZ:
            Você gosta de ser um Cristão, para você ser um Cristão é um fardo ou a obediência e a fidelidade é algo que flui naturalmente?
            Caso seja pesado ser um cristão, alguma coisa esta errada, ou você ainda não foi liberto do passado, ou você esta ligado à religião e não ligado a Cristo.
            A vida é bela e você será maravilhosamente feliz quando estiver ligado com Cristo e ter deixado para trás as coisas do passado.
            A busca pelo crescimento é contagiosa e as pessoas que estão ao seu lado serão positivamente influenciadas pela sua busca à excelência (1Co 16:14) “Todas as vossas coisas sejam feitas com amor”.
            Quando alcançamos sucesso em algo que gostamos, isso não é trabalho, é uma fonte de vida. Ao mesmo tempo em que estamos dando nossa contribuição estamos também desfrutando.
            Para podermos crescer precisamos superar bloqueios e barreiras postas entre você e o objetivo:
1.    Medo de arriscar: Não podemos passar nova vida inteira na zona de conforto, precisamos ir além, precisamos buscar mais, estudar mais, orar mais, pois se apenas fizermos o que estamos fazendo hoje como teremos um resultado diferente?
2.    Superando os obstáculos - Linha familiar: Esquece esta história de que você pertence a uma família de perdedores, de que ninguém de sua vai família para frente, ou sua família é uma tradicional família católica, espírita ou qualquer coisa do gênero, esquece isto, lhe é dada a oportunidade de estar com Jesus, não perca isto por nada.
3.    Problemas do passado: Já passei por muitas coisas no passado, já sofri muito, não tem mais jeito, esquece isto, agora você conhece a Jesus, seja conhecido dele, entregue a direção da sua vida para DEUS e tudo será diferente, você teve problemas num passado? Enterre o seu passado e volte-se para o futuro.
2. COMUNIQUE O MELHOR DE VOCÊ:
            Precisamos ser agentes de transformação, ou seja, com o nosso comportamento e forma de enfrentarmos as adversidades do dia a dia contagiar positivamente o ambiente em que vivemos.
            Eu não comunico o melhor de mim através de um autoelogio, ou autopropaganda (declarando o que eu fiz ou deixei de fazer), no judiciário ninguém é testemunha de si mesmo, são os outros que dão testemunho sobre você e o que fez ou deixou de fazer.
            Esta historia que você não liga pelo que os outros dizem de você não é certo, precisamos dar bom testemunho (vaso de honra limpo por dentro e limpo por fora).
            (2Cr 17:5) “O Senhor confirmou o reino nas suas mãos, e todo o Judá deu presentes a Josafá”. Não houve uma determinação para presentear o Rei, o presente foi dado pelo povo amar o Rei.
2.1 UM CRISTÃO DEVE TRABALHAR DE FORMA DILIGENTE:
            E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins. Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos e não segundo as obras de Israel (2Cr 17: 3-4) “3 E o SENHOR era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins. 4 Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel”.
            A palavra “DILIGENTE” significa: “fazer as coisas com zelo e dedicação procedente de um coração que ama o que faz.
            Observamos que o coração de Jeosafá era puro e firme, seu foco era tanto servir a Deus quanto à nação que presidia como rei.
2.2 UM CRISTÃO DEVE SER FIEL:
            Obedeça os mandados de Deus, leia a bíblia com o intuito de aprender e de praticar o que ali consta, busque a Deus em oração  e entregue a direção de sua a vida à ele.
            (Is 1:19) “Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra”.
            Ande no Temor do Senhor, amando a Deus sobre todas as coisas, sempre em obediência, reverência e respeito a DEUS, e tudo o que você desejar que seja para o seu bem espiritual lhe será concedido.
            (Sl 128:4) “Assim será abençoado o homem que teme o Senhor!”
            (I Sm 15:22) “Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.”
2.3 UM CRISTÃO DEVE SER SEMPRE VIGILANTE:
            Fique vigilante, sóbrio e atento, não deixe que uma oportunidade escape pelo vão de seus dedos.
            Se tens a oportunidade de ouvir a palavra de Deus, não a troque por desejos mundanos e carnais, vá em busca do conhecimento e edificação.
            Se tens a oportunidade de um encontro com Jesus, abra a porta para que ele possa entrar e cear contigo Ap 3:20 “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.
            Se tens a oportunidade de uma boa e saudável conversa com seu cônjuge não a perca, assim também com seus filhos ou pais, fortaleça os laços de união entre os membros da sua família.
            Se tens uma oportunidade para estudar, não perca tempo.
            Se tens oportunidade de um emprego, vá em busca.
            Porém, nunca se esqueça de DEUS e não deixe que nada se sobreponha a ele, que esta acima de todas as coisas.
            Observe atentamente as oportunidade Dt 1:21 “Vejam, o Senhor, o seu Deus, põe diante de vocês esta terra. Entrem na terra e tomem posse dela, conforme o Senhor, o Deus dos seus antepassados, lhes disse. Não tenham medo nem desanimem.”
            Olhe pela Fé, caso ainda não tenha visto a oportunidade, medite no Senhor, faça planos e exercite sua fé. 
3. APROVEITE AS OPORTUNIDADES PARA CRESCER:
            Vivemos no mundo e não digo para que se retire do mundo, você precisa crescer no conhecimento e instrução das questões civis e humanas, buscar um bom emprego e seguir estudando e se atualizando.
            A questão é que Deus esta em primeiro lugar e nossa fidelidade a Deus deve ser nosso cartão de visitas.
            Deus não se alegra com a mendicância, Ele não quer que passemos necessidades para que sigamos importunando a ele pedindo e pedindo, ao contrário Deus quer que venham a colher os melhores frutos desta terra, porém, sem perder a fidelidade e honestidade.
            Precisas aproveitar as oportunidades e portas que se abrem no mundo civil e humano, porém, sendo padrão dos fiéis (1 Tm 4:12 2ª. Parte) “...mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.
3.1 UM CRISTÃO DEVE SEMPRE BUSCAR A DEUS (2 Cr 17:4):
“Antes buscou ao Deus de seu pai, andou nos seus mandamentos, e não segundo as obras de Israel”.
            Josafá procurou a Deus, andou nos seus caminhos e Ele se deixou ser achado.
            (II Pe 3:18) “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém”.
1.COMO CRESCER NA GRAÇA:
            Como dito a graça é o mundo de Deus e para que possamos crescer na graça precisamos nos separar deste mundo pecaminoso, das obras infrutuosas da carne e nos voltar para as coisas do espírito. (1Co 2:14-15) “14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”.
            A Graça trata-se de um dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade salvação (Ef 2:8) “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus”.
            Dádiva motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido.
            A graça é um presente que o Pai nos deu e dá. Se é um dom divino, é e está completo em si mesmo. Por isto, (2Co 12:9 1ª. Parte) “E disse-me: A minha graça te basta”.
            Quanto mais crescermos na graça, mais dominaremos a nossa natureza carnal (Gl 5:16) “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.
            Quanto mais você cresce na graça mais poder, unção e autoridade espiritual você tem.
            Quanto mais você cresce na graça mais você cresce como pessoa.
            Quanto mais você cresce na graça mais você manifesta o caráter de Deus.
2. COMO CRESCER EM CONHECIMENTO
– A) LEITURA DA PALAVRA:  busca de informações com o intelecto (com a mente) veja a declaração de Paulo (II Tm 4:13) “Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos”.
Crescendo no conhecimento da palavra (Salmos 1:1-3) “1 BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”.
- B) PELA ORAÇÃO:
             Busca das informações utilizando elementos espirituais, para conhecer uma pessoa precisa se relacionar com ela, quanto mais você falar com Deus maior será o seu relacionamento com ele.
            Daniel ao mesmo tempo que busca o conhecimento com o intelecto (leitura da palavra) em Daniel 9, ele também busca o conhecimento com elementos espirituais por meio da oração em Daniel 10.
            Paulo buscava conhecimento com o intelecto, a leitura (II Tm 4:13) e também com os elementos espirituais (oração) - (I Ts 5:17) “Orai sem cessar”.
– C) PELAS REVELAÇÕES:
            As revelações são atos da soberania de Deus, não depende de você, as revelações que Deus dá, porém, Deus não dá revelações para quem não tem compromisso com ele.
            Deus quer que você busque o conhecimento e ai ele te revela, o mesmo Paulo que buscou o conhecimento com o intelecto (palavra) com os meios espirituais (oração), é o mesmo Paulo que Deus revela a ele coisas tremendas (II.Co 12:7) “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar”.
            Deus pode dar a você a revelação de coisas tremendas e grandiosas, para um conhecimento em alguma área, Deus pode lhe proporcionar uma experiência com ele e uma sabedoria sem igual.
            Revelação é algo maravilhoso (Êxodo 35:31-33) “31 E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo o lavor, 32 E para criar invenções, para trabalhar em ouro, e em prata, e em cobre, 33 E em lapidar de pedras para engastar, e em entalhar madeira, e para trabalhar em toda a obra esmerada. 34 Também lhe dispôs o coração para ensinar a outros; a ele e a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã. 35 Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino, e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções”.
CONCLUSÃO:
            Precisamos crescer como pessoas e, sobretudo, precisamos crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo:
a)        A GRAÇA E O CONHECIMENTO NOS LIVRA DA VERGONHA:  (I Pe 3:15) “Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. caso seja questionado quanto a sua fé e crença.
b)        A GRAÇA E O CONHECIMENTO NOS LIVRA DAS HERESIAS: (Mt 22:29) “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.
c)         O CONHECIMENTO PRODUZ GRAÇA E PAZ MULTIPLICADA: (2 Pe 1:2) “Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor” .
d)        O GRAÇA E O CONHECIMENTO NOS LIBERTA: (Jo 8:32) “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
e)        A GRAÇA E O CONHECIMENTO CONDUZ A VIDA ETERNA: (Jo 17:3) “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.
f)         A GRAÇA E O CONHECIMENTO PRODUZ INTIMIDADE COM DEUS: (2 Tm 1:12) “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.”.

            Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário