Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

POR QUE PRECISAMOS DE HOMENS DE HONRA?

POR QUE PRECISAMOS DE HOMENS DE HONRA?
Leitura Oficial Ef 5:1-16 NTLH “1 Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele. 2 Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus! 3 Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês. 4 Não usem palavras indecentes, nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês. Pelo contrário, digam palavras de gratidão a Deus. 5 Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria).  6 Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele. 7Portanto, não tenham nada a ver com esse tipo de gente. 8 Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, 9 pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. 10 Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. 11 Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. 12 Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo. 13 E, quando qualquer coisa é trazida para a luz, então a sua verdadeira natureza é revelada. 14 Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: "Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará." 15 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 16 Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”.
Guarde no Coração e Texto de referência Ef 5:14-16 “14 Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: "Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará." 15 Portanto, prestem atenção na sua maneira de viver. Não vivam como os ignorantes, mas como os sábios. 16 Os dias em que vivemos são maus; por isso aproveitem bem todas as oportunidades que vocês têm”.
1. INTRODUÇÃO: 
            Estamos em 2.013, século 21 e nos dias atuais uma grande fração dos homens tem agido de forma despreocupada e até à deriva deixando de conduzir como deveria a sua família e os integrantes dela.
            O Homem recebeu por Deus uma posição de liderança sobre a sua família e foram colocados no posto de condutores de seus lares (Ef 5:23) “Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo.” (1 Co 11:3) “Mas quero que entendam que Cristo tem autoridade sobre todo marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo”.
             Alguns homens, todavia, com o passar do tempo, ficaram acomodados em um sonho de passividade e postura de uma cultura obscura e sedutora. É mais fácil deixar a vida levar do que tomar as rédeas e o controle da família.
            Neste mundo dito moderno, alguns homens se veem no direito de ser irresponsáveis, imaturos e negligentes em seus papéis como maridos e pais, colocando sua família em perigo moral e espiritual, ameaçando seu casamento, seus filhos e sua fé. Sem perceber que não se pode ter as duas coisas ao mesmo tempo.
            A mensagem de hoje alerta para o chamado, questionando se os homens ouvintes ou leitores estão acordados ao volante, ou no mínimo para avisa-lo que você homem esta sentado no banco do motorista da sua família.
            Como homens, temos que andar em honra, integridade e abraçar as nossas responsabilidades como pastores de nossas famílias. Somos chamados para dar um exemplo de amor para nossas esposas e filhos, um amor semelhante ao de Cristo.
2 – VERDADES A SEREM DITAS:       
            Você precisa estaa disposto a fazer algumas perguntas reveladoras:
  • A sua esposa anda cansada, desgastada e sempre carrega peso demais sobre os ombros?
  • No seu matrimônio há direcionamento, romance e intimidade verdadeira?
  • Seus Filhos sejam jovens ou adultos, estão emocionalmente distantes de você e espiritualmente apáticos em relação a Deus?
  • A sua própria fé e condição espiritual estão fracas ou medíocres?
            Deus te colocou intencionalmente no banco do condutor de sua família e quer que você lidere. Sua esposa é uma grande ajudadora (Gn 2:18) “Depois o SENHOR disse: - Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade”, porém, liderar é um chamado de Deus e sua responsabilidade, não dela.
            Seja corajoso! Nenhum homem e nenhuma família é causa perdida quando Deus se envolve. Você esta no assento do motorista, assim, permita que Deus lhe use para conduzir a sua família de volta ao caminho que os levará a um lugar de segurança, força e saúde.
            Todos nós devemos estar dispostos a ir ao próximo nível (Salmos 37:5) “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá”. Quando você entende isto, o sucesso ou fracasso da paternidade se tornam questões-chave da nossa geração.
            E lá no fundo todos nós realmente queremos que as coisas melhorem.
3. O PODER DE UM PAI: 
            A muitos pais que não percebem o seu papel vital, e seus filhos estão destinados a sofrer por isto, na atualidade muitos pais perderam seu senso de propósito.  
            Como muitos pais não sabem quem são e o que estão fazendo eles acabam atuando muito pouco.
            Precisamos criar nossos filhos para serem homens responsáveis, não podemos delegar a função educacional para outros, é nosso papel conduzir nossos filhos, somos os principais educadores de nossos filho (Pv 22.6) “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
            Precisamos criar nossos filhos para serem homens e mulheres, participamos ativamente de sua evolução física e espiritual, precisamos ensinar e corrigir nos filhos no caminho do Senhor, sendo um privilégio que não podemos abrir mão, pessoal e intransferível (Dt 6:6-7) “6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”.
            Precisamos formar homens e mulheres maduras e responsáveis, nossos filhos precisam ser educados para se tornarem num futuro pais fortes e engajados, nossas filhas precisam saber o valor que elas têm para serem mulheres obedientes a Deus e a seu marido.
            O nível da próximo geração precisa ser elevado e isto apenas ira acontecer se fizemos nossa parcela, vivemos num período onde muitas pessoas se tornaram evangélicas, uma grande quantidade, agora chegou hora de instruir e preparar este povo, e isto começa na nossa casa, vamos elevar o nível da nossa próxima geração, não basta pagar uma boa escola, não basta dar boas roupas e ter a comida farta na mesa, elevamos o nível da próxima geração principalmente por meio da educação espiritual (Os 4:6) “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”
            De nada vale um bom estudo secular sem a obediência a Deus, precisamos instruir nossos filhos na palavra, precisamos mostrar a eles que não se pode confiar no homem e sim que deves aproximar o seu coração ao Senhor (Jr 17:5) “Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor”.  
4. O INESTIMÁVEL PROPÓSITO DA PATERNIDADE:
            Deus criou a paternidade com um propósito de revelar e representar a Si mesmo, Ele sempre existiu como Deus, o Pai no céu, e intencionalmente criou o papel da paternidade na terra para refletir quem Ele é a fim de nos mostrar a natureza da Sua revelação com o seu filho.
            Toda paternidade vem de Deus (Ef 3:14-15) “Por esse motivo, eu me ajoelho diante do Pai, de quem todas as famílias no céu e na terra recebem o seu verdadeiro nome”.
            Cada pai humano é chamado para ser uma representação física diária de Deus aos seus filhos e para apresentar-lhes à próxima geração. O pai não só representa Deus na Terra como também tem o papel de apresentar a divindade da Deus para a próxima geração, elevando o seu nível.
             Quando uma criança olha para o seu pai terreno, ela deve ser capaz de ver as seguintes qualidade de DEUS:

  • UM PROVEDOR DE AMOR;
  • UM PROTETOR FORTE;
  • UM LÍDER DE VERDADE;
  • UMA AUTORIDADE RESPEITÁVEL;
  • UM AMIGO ÍNTIMO.
            O pai diretamente influência a maneira de pensar do filho com relação a Deus. “Se meu pai terreno me ama e cuida de mim, então meu pai Celestial me ama e cuida de mim. Se meu pai morreria por mim, Deus morreria por mim (na figura de Jesus Cristo)”.
            Tem uma figura paterna influenciadora positivamente o filho ira buscar a Deus, pois sabe que se o pai físico lhe deseja o bem muito mais o pai Celestial que é amor em sua plenitude (Mt 7:9-11) “7 Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? 10 Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? 11 Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”.
            A palavra pai significa “fundador, fonte, chefe ou líder”. O pai trata-se de alguém que ajudou a lhe trazer a existência.
            Como nosso pai Celestial, Deus é a fonte da qual todas as outras coisas vêm à existência. Nas Escrituras, Deus, como Pai, é a primeira pessoa da trindade.
            Jesus, o Filho, segue a liderança do Pai, sendo que se estudar a vida de Cristo, vai descobrir que Ele sempre fala as palavras, executa as obras e realiza a vontade de seu Pai Celestial. A Bíblia diz que Jesus é a plenitude da divindade (Cl 2:9) “Pois em Cristo, como ser humano, está presente toda a natureza de Deus”. Então, se você quiser saber como é Deus, basta olhar para Jesus. Ele representa o seu pai perfeitamente.
COMO VOCÊ ESTÁ REPRESENTANDO O PAI CELESTIAL PARA O SEU FILHO OU FILHA?
ESSE É O SEU PROPÓSITO DE VALOR INESTIMÁVEL
            Não há ninguém mais influente na vida de uma pessoa do que seu pai, resguardando o devido e inestimável valor das mães, insubstituíveis e necessárias além de qualquer medida.
            Quando estamos um uma família alicerçada em Deus, uns se orgulham dos outros (Pv. 17:6) “Assim como os avós se orgulham dos netos, os filhos se orgulham dos pais”.
            Pai seu filho esta lhe esperando de braços aberto, seu filho esta avido por uma aproximação, estão loucos para receber o aprendizado que vem de você, não perca esta oportunidade, seus filhos:
·         Apreendem a ter identidade com você;
·         Apreendem os valores com você;
·         Apreendem a viver a excelência com você.
            A verdadeira intenção de Deus para o nosso lar é que as famílias devem ser um refúgio de amor e prazer. Casas deveriam ser lugares de paz e propósito. Nossa casa é como um jardim que precisa ser regado, cultivado e guardado, tendo como principais ingredientes:
·         O AMOR;
·         A VERDADE;
·         A DISCIPLINA.
            O Pai deve cuidar atentamente de sua esposa, seus filhos e de suas próprias atitudes para que sua casa seja um lugar onde o seu casamento e as gerações futuras possam prosperar.

5. É HORA DE OS HOMENS SEREM CORAJOSOS:
            Nossa geração precisam de homens corajosos para prosseguir, homens que não sejam influenciados pela cultura ou que tenham medo de críticas.
            Precisamos de homens decididos a liderar suas famílias, independente da situação. Homens que falem contra as leis e filosofias que estão destruindo as famílias.
            Não podemos permitir que a depravação obscura de nossa cultura tome conta de nossas casas, e nossa ferramenta é invencível, infalível e inerrante, temos a palavra de Deus, A BÍBLIA SAGRADA.
            Precisamos nos lembrar de uma verdade inalterada “TEMOS UM PAI NO CÉU QUE É NOSSO PROVEDOR DE AMOR, O NOSSO VERDADEIRO LÍDER, A NOSSA AUTORIDADE RESPEITÁVEL E NOSSO AMIGO ÍNTIMO, QUE NOS AMA INCONDICIONALMENTE”.
            (Salmos 46:1) “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.  -  (Rm 8:31) “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”
            Estamos aqui na terra, neste momento, para sermos semelhantes ao Seu Filho, Jesus Cristo. Estamos aqui para pregarmos corajosamente a Palavra, começando em nossas casas com nossa esposa e filhos, fazermos a Sua obra e cumprirmos a vontade de nosso Pai sem dar ouvidos ao que a nossa cultura Diz ou ao que os outros homens fazem.
            Temos que ser corajosos para liderar os nossos casamentos e as nossas famílias para o bem daquele que representamos e para o bem das gerações que estão por vir.

            (2 Samuel 10:12) “Tem bom ânimo, e sejamos corajosos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o Senhor o que bem lhe parecer”. DEUS LHE ABENÇOE E LHE GUARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário