Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

FRUTOS DO ESPÍRITO

FRUTOS DO ESPÍRITO
1.           INTRODUÇÃO:
Romanos 8:13 “Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis”.
         Conforme declaramos em ensinos anteriores, existe algo dentro de nós, que nutrimos com os nossos atos e pensamentos, algo que nos toca e apresenta uma referência entre a pratica das coisas certas e erradas, e assim, conforme o nosso atuar estamos alimentando isto dentro de nós, conforme nossos pensamentos, vamos moldando o limite da linha existente dentro de nós entre o certo e o errado, não se trata de uma linha imutável, ela é flexível e se move conforme nosso procedimento, nossa forma de atuar.
         Nossa mente e nossos desejos carnais prevalecem sobre este nosso sentido de certo e errado, foi nos concedido a libertade de atuação e de pensamento, assim, esta referência de certo e errado não nos obriga a nada, podemos fazer o que bem entendemos, porém, iremos pagar um preço pelo nosso atuar e pensar, chamado de conseqüência.
         Moldo esta linha entre o certo e o errado pelos meus procedimentos e pensamentos, quando mais coisas erradas eu fizer, mais vou precisar fazer para alimentar isto que esta dentro de todos nós, quando mais coisas certas eu fizer, mais estarei movendo minha linha de referência para as coisas corretas.
         Quanto mais eu atender os desejos desenfreados da carne (corpo, mente e mundo) mais eu estarei me afastando de DEUS, quando mais eu atender este Espírito que esta dentro de mim, mais estarei me aproximando de DEUS.
         A escolha certa pode fazer toda a diferença na hora do toque da trombeta celestial.
2.           OBJETIVO DE ENSINO:
         Saber que as nove características do Fruto do Espírito constituem o propósito e o alvo de Deus para os crentes;
         Aprender que quem vive no fluir do Espírito sua conduta é sempre pacificadora e conciliadora;
Reiterar que o cristão que tem o fruto do Espírito é sempre uma benção no meio em que esta inserido, representando o Reino de Deus.
3.           TEXTO DE REFERÊNCIA: - GÁLATAS 5
16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé,
23 mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
         Os frutos do Espírito Santo, apresentados pelo apóstolo Paulo, divinamente inspirados por Deus, tratam-se de um conjunto de nove virtudes que constituem o propósito e o alvo de Deus para os cristãos. É o próprio Espírito Santo quem produz em nós essas virtudes.
         Necessitamos de DEUS para nos regenerar e nos transformar em novas criaturas, nos concedendo os frutos do Espírito, que irão demonstrar se uma pessoa verdadeiramente trata-se de um cristão ou não.
         Trata-se de atos procedimentais, a forma de atuação no mundo em que estamos, veja o versículo 25 “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.
            Lembrando sempre que primeiramente temos que buscar a DEUS, por meio da: a)confissão verbal atos pecaminosos; b) arrependimento e c) fé, para que Deus possa atuar com a regeneração e com a Justificação.
         Sem DEUS não somos capazes de nos livrar completamente dos desejos desenfreados (concupiscências) da carne, necessitamos da obra regeneradora de Deus que nos torna em novas criaturas e nos são concedidos os frutos do Espírito. 
1.           FRUTO DO ESPÍRITO AMOR:
         Esta primeira característica reflete-se em buscar sempre o bem de todos sem nada querer em troca.
         Tratar o seu próximo como gostaria que fosse tratado, invertendo os lados.
Ef 5:2 “e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”.
Veja 1Co 13:1-7
2.           FRUTO DO ESPÍRITO ALEGRIA:
         Trata-se da felicidade constante e visível, que demonstra a gratidão pelas coisas que recebemos de Deus, pela sua Graça (favor imerecido).
            Rm 14:17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.”
3.           FRUTO DO ESPÍRITO PAZ:
         A partir do momento em que depositamos a nossa fé no Senhor Nosso Deus, passamos a sentir uma imensa sensação de Paz.
            Fp 4:7 “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.
4.           FRUTO DO ESPÍRITO LONGANIMIDADE:
         Recebemos de Deus a paciência e a perseverança como forma de suportar as adversidades.
            2Tm 4:2 “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina”.
5.           FRUTO DO ESPÍRITO BENIGNIDADE:
         Capacidade de pensar sempre no próximo, isto quer dizer que aquele que é benigno não magoa e nem provoca dor em seu semelhante.
            Rm 2:4 “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento?”.
6.           FRUTO DO ESPÍRITO BONDADE:
         A capacidade de fazer o bem e desprezar o mal.
            Rm 15:14 “Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros”.
7.           FRUTO DO ESPÍRITO :
         Através da fé nos tornamos íntimos de Cristo, a salvação vem pela crença, pela fé, não só na existência de DEUS, porém em seu poder e glória, não só na obra de Cristo, como também em sua capacidade de nos limpar dos pecados cometidos tendo em vista seu ato de cruz que pagou por nossos pecados, sem fé é impossível agradar a DEUS.
            Hb 11:6 “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.
            Veja Hebreu 11:1 - Significado Fé: 
8.           FRUTO DO ESPÍRITO MANSIDÃO:
         Capacita o individuo a agir com equidade, equilíbrio, sabendo destinguir o momento em que se deve agir e como fazê-lo.
            2Tm 2:25 “Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade”.
9.           FRUTO DO ESPÍRITO TEMPERANÇA:
         Virtude que modera os desejos, as paixões e controla as concupiscências da carne, buscando sempre a pureza em seus atos.
                     Tt 2:11-12 “11 Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,12 educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente,”.
 CONCLUSÃO
         Apresentamos assim os frutos de Espírito que são concedidos por DEUS a todos nós, após realizarmos a nossa parte e nos entregar verdadeiramente a direção de nossas vidas a DEUS em todos os seus âmbitos (familiar, pessoal, profissional), devendo haver primeiramente a nossa parte: a) confessando que agíamos incorretamente; b) nos arrependendo verdadeiramente dos atos praticados contrário as escrituras sagradas e c) tendo fé não só na existência de DEUS e de JESUS CRISTO, como também em sua força, gloria e poder.

         DEUS NOS REGENERA formando uma nova CRIATURA educando-nos para uma nova vida em Cristo Jesus. AMÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário