Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

“BUSCANDO O ARREPENDIMENTO”

“BUSCANDO O ARREPENDIMENTO”
TEXTO ÁUREO:
Lc 15:7 “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.”
O arrependimento é o primeiro passo da jornada para se achegar a DEUS, trata-se do primeiro aspecto da salvação.
INTRODUÇÃO:
                O arrependimento, de acordo com os ensinamentos do Novo testamento, está intimamente ligado à chegada do reino dos Céus (Mt 3.2) “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. Este foi o principal tópico da pregação de João Batista e continua sendo a condição indispensável para o homem tomar posse das bênçãos celestiais.
O ensino de hoje fala sobre a “BUSCA DO ARREPENDIMENTO”, porém, como introdução eu perguntaria arrependimento do que?
                Então para eu falar em arrependimento primeiro preciso entender que meu comportamento não foi correto, que fiz algo que não deveria ter feito, preciso entender que cometi uma iniquidade, uma transgressão da lei de DEUS, que cometi um pecado, o pecado é a iniquidade e o salário do pecado é a morte.
QUEM PODERIA SER O OFENDIDO NUM COMPORTAMENTO PECAMINOSO:
                Agimos em pecado quando ofendemos a DEUS (10 mandamentos de êxodo 20 não terás outros deuses além de mim, não fará imagem de ídolos) ou nosso PRÓXIMO (não furtaras, não mataras, não cobiçaras, não adulteraras) etc., Novo testamento (Mt 22:27-30 amaras a Deus de todo o teu coração, amaras o teu próximo como a ti mesmo).
A doutrina do arrependimento
                O arrependimento é a primeira das etapas para se buscar a santificação, primeiro ouvimos a palavra da salvação, entendemos o que foi declarado e passamos a analisar o nosso comportamento e buscamos adequá-lo as ensinamentos, com verdadeiro arrependimento dos atos de iniquidade (transgressão da lei) havidos anteriormente. 
                Devemos caminhar sempre em busca da perfeição e o arrependimento dos atos pecaminosos é a primeira das etapas (Hb 6:1) “Por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de Cristo, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando, de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,”.
                Deus perdoa nossos atos pecaminosos, quando nos arrependemos verdadeiramente do que fora praticado, porém, quem ficar sempre caindo no mesmo erro, jamais alcançará a estatura de varão perfeito. Tenhamos em mente alguém que cotidianamente confesse o mesmo pecado cometido: isso mostra que tal pessoa ainda não se conscientizou que arrependimento é o ato pessoal e consciente de contrição, que permite à criatura humana mudar os seus atos pecaminosos através de uma orientação direta e interior do Espírito Santo,( 1 Jo 1.9) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”.
ARREPENDIMENTO COM CONFISSÃO:
                O arrependimento é primordial ponto de partida na caminhada da fé verdadeiramente genuína. Quem não se arrepender, não poderá ser salvo. São necessários confissão e abandono do pecado (Pv 28.13) “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”.
LAPSO ENTRE A INIQUIDADE E O ARREPENDIMENTO:
                Estamos falando em buscar o arrependimento por um pecado cometido, então é necessário que tenhamos em mente que Deus não coabita com o pecado, desta forma no lapso de tempo entre a iniquidade e o arrependimento sincero com confissão houve o rompimento do contato com DEUS, a ligação com o criador foi interrompida e o fluxo da energia celestial foi cortada, assim, caso neste período tenhamos a volta de Cristo ou o falecimento de seu corpo carnal, seu nome estará riscado do livro da vida e não habitará as mansões celestiais, o fio condutor de contato com DEUS será novamente ligado quando se concertar com DEUS por meio da confissão de seu pecado através da oração e quando se consertar com o ofendido (caso exista).
CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO:
Deus perdoa seu ato pecaminoso, por meio de seu arrependimento sincero e confissão, porém, não o livra das conseqüências do ato, os efeitos que o ato produziu serão suportados por você, ex. ato de culpa causa dano a um terceiro, exemplo fornicação nascimento do filho. Mesmo perdoado do pecado por meio do arrependimento você terá que suportar a carga da conseqüência do ato praticado.
Elementos ligados ao arrependimento:
                O genuíno arrependimento nunca ocorrerá sozinho. Qualquer forma de arrependimento que não se aplica aos elementos espirituais que o acompanhem é incapaz de produzir a verdadeira conversão. Quais são esses elementos?
·                     A confissão e as lágrimas
·                     A oração e consagração
·                     Fé e conversão
Resultados do arrependimento:
A Santa Palavra de Deus aconselha a que “todos venham a arrepender-se” (2Pe 3.9)  Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” a fim de alcançar a salvação e nos adverte que aqueles que não se arrependerem irão perecer (Lc 13.5) “Não eram, eu vo-lo afirmo; mas, se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis.”  Havendo o arrependimento verdadeiro temos os seguintes resultados:
·                     Abandono do pecado
·                     Perdão e salvação

·                     Nova vida e alegria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário