Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

UM DEUS DE OPORTUNIDADES


UM DEUS DE OPORTUNIDADES
1.      BASE BÍBLICA DA MINISTRAÇÃO DA PALAVRA:
a.      A fundamentação da pregação de hoje se encontra expresso no evangelho segundo a S. Mateus, Capítulo 4 versículos 17:22:
17 Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
18 Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores.
19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram.
21 Passando adiante, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco em companhia de seu pai, consertando as redes; e chamou-os.
22 Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram.
b.      Especialmente o versículo 19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens, podemos repetir todos, E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens assim, o tema de hoje tem como título “UM DEUS DE OPORTUNIDADES”.
2.     A CHAMADA AOS DISCÍPULOS:
a.     Temos descrito nos versículos 18 à 22, Capítulo 4 do Santo Evangelho segundo a São Matheus, a chamada de Jesus Cristo aos seus primeiros discípulos, logo após o inicio de seu ministério.
b.     Temos Jesus Cristo como o Apóstolo chamado por Deus, os dozes Apóstolos chamados por Jesus Cristo e Paulo e Barnabé chamados pelo Espírito Santo.
c.      Veja que Jesus chamou os discípulos, dando a eles a oportunidade de serem seus seguidores e eles deixando logo o que faziam seguiram-no.
d.     Lançada a oportunidade eles a agarram e passaram a ser seguidores de Jesus, pregando as boas novas do evangelho de Cristo em busca da salvação de almas, não só de sua salvação pessoal, como também buscando a salvação dos perdidos.
e.     Pelos escritos podemos concluir que eles não foram forçados a nada, o aceite tratou-se de um ato voluntário de quem pela fé entendeu que sem Jesus não há salvação.
3.     ACEITE DA CHAMADA É VOLUNTÁRIO:
a.     Temos casos bíblicos que apesar de ter havido a chamada de Jesus Cristo esta foi recusada, onde a pessoa preferiu seguir seu caminho, sua vida secular, o que não foi impedido por Cristo, vejamos:
b.     Lucas 9:59-60 “59 A outro disse Jesus: Segue-me! Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 60 Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus.”
c.      Lucas 9:61-62 “61 Outro lhe disse: Seguir-te-ei, Senhor; mas deixa-me primeiro despedir-me dos de casa.62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus”.
d.     Mateus 19:21-22 “21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. 22 Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.
e.     O aceite da chamada Cristã, trata-se de um ato voluntário seu, livre, pelo amor a DEUS e a CRISTO, não forçado e sem buscar benefícios seculares em detrimento disto.
f.       Jesus chamou os Apóstolos, convite prontamente aceito, assim, não somos nós quem escolhemos a Cristo e sim Cristo quem nos escolheu.
Ap 3:20 " Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo 21   Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono"
g.     Porém, cada qual receberá o seu pagamento conforme a patrão que optou por servir, não se esqueçam (Rm 6:23) “porque o salário do pecado é a morte”
4.     A CHAMADA CRISTÃ NOS DIAS ATUAIS:
a.     O mesmo DEUS do passado é o DEUS de hoje e será o do futuro, assim, consigo não é diferente, DEUS nosso pai celestial é um DEUS de oportunidades.
b.     E através de um ato voluntário seu, pela fé, irá alcançar as bênçãos celestiais, cuja a maior delas é a sua e a minha salvação.
c.      O aceite da chamada Cristã é maior que aceitar o apelo feito por um ministro, tem uma ligação com renúncia dos costumes deturpados da sociedade e um comprometimento de seguir as doutrinas, por amor.  
5.     ENTRA NA MINHA CASA, ENTRA NA MINHA VIDA:
Muitos pedem para que DEUS entre na sua casa, que ele entre na sua vida, tem até uma música muito tocada com estes dizeres, para Deus entrar na sua casa é muito fácil, basta você pedir para um dos ministros (Presbíteros, Evangelistas, Missionários ou Pastores) fazer uma visita em seu lar, eles irão e levarão consigo o Espírito Santo de Deus, porém, o que se deve buscar é que o Espírito Santo de Deus permaneça na sua casa, que ele faça morada em você, e Deus lhe dá esta oportunidade João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome”. Assim, DEUS lhe dá a oportunidade de recebê-lo em sua vida e em sua casa, não só de entrar nela e sim de permanecer, você tem a oportunidade de receber a DEUS e permanecer com ele, basta fazer como os discípulos fizeram Mateus 4:20 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram” e Versículo 22 Então, eles, no mesmo instante, deixando o barco e seu pai, o seguiram”.
6.     UM DEUS DE OPORTUNIDADES:
a.     Hoje então falo de um DEUS de oportunidades, assim, como a oportunidade lhe é concedida para receber a JESUS CRISTO e DEUS entrar na sua vida e na sua casa, temos um DEUS de oportunidades para as demais questões.
b.     PORTA DE EMPREGO: Você pede a Deus para que ele abra uma porta de emprego, e o que acontece?
c.      Estando no propósito de Deus e servindo para sua edificação DEUS vai abrir uma oportunidade para que você tenha o emprego que almeja, porém, você tem que agarrar esta oportunidade, se capacitar para a boa obra (neste caso secular), ser um funcionário fiel e cumprir as ordens que lhe fora emanada advinda do superior hierárquico.
d.     DEUS lhe dá a oportunidade para que tenha um emprego, porém, você tem que fazer a sua parte, o dizer “sou um ungido do Senhor e por isto em mim ninguém toca, ninguém mexe”, tem que ser propagado com cautela, lembre-se do “desde que”, “desde que esteja em santidade” , “desde que esteja cumprindo com seus compromissos”, “desde que eu esteja fazendo a minha parte”, etc..... etc.... .
e.     AGIR NO MEIO FAMILIAR: Na questão familiar, você pede a DEUS para que tenha uma família abençoada, então DEUS lhe dá a oportunidade dele entrar no seu lar, na sua casa, através de quem?
f.       Através de você mesmo, por meio das escrituras sagradas, para que DEUS entre na sua casa ele deve ser levado por você, através das doutrinas cristãs, das escrituras sagradas, seja um despenseiro das bênçãos celestiais em sua casa, vejamos 1Co 4:1-2:1   Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel”
g.     Você pede para DEUS ter a possibilidade de ficar mais tempo com sua família, DEUS vai lhe dar a oportunidade de você ficar mais tempo com ela, basta você agarrar a oportunidade.
h.     CHAMADA MINISTERIAL: Você pede para que DEUS use-o ministerialmente, na chamada ministerial, DEUS vai lhe dar oportunidades para que desenvolva seus talentos e não os enterre, no meio que esteja inserido, seja na Igreja em que você congrega, seja no seu bairro, até mesmo no seu trabalho ou escola.
i.        Agora seu alicerce tem que estar com a fundação em Cristo, Cristo como a pedra angular, como a pedra de esquina, edificado em Cristo, desta forma deves manejar bem a palavra da verdade.
j.        Você tem a oportunidade de conhecer mais as escrituras, de aprender mais sobre o amor de Cristo, sobre as boas novas, o credo apostólico, basta não perder esta oportunidade, a oportunidade de freqüentar as escolas Bíblicas, os cursos ministrados pela Igreja em seus diversos níveis (cursos preparatórios para obreiros, Extensão pelo ETAD, escola bíblica dominial) e também curso do discipulado tendo como ênfase as noções básicas do credo apostólico.
7.     CONCLUSÃO:
Não perca as oportunidades concedidas por DEUS, para que tenha um encontro impactante com CRISTO que vai mudar a direção de sua vida (conversão), não perca a oportunidade de ser um seguir do Cristo, de estar em comunhão com o filho e com o Pai, não perca a oportunidade de DEUS permanecer consigo onde quer você esteja.
 Sendo que a maior das oportunidades trata-se da sua salvação, indo ao encontro de Deus por meio de Jesus Cristo que nos conduz, assim, habitando a morada preparada por Cristo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário