Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

“AS PORTAS DA VIDA”

“AS PORTAS DA VIDA”


(Neemias 3) “1 E LEVANTOU-SE Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram; 3 E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá; a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. 6 E a porta velha repararam-na Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodias; estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. 13 A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; estes a edificaram, e lhe levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também mil côvados do muro, até a porta do monturo. 14 E a porta do monturo reparou-a Malquias, filho de Recabe, líder do distrito de Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. 15 E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hosé, líder do distrito de Mizpá; este a edificou, e a cobriu, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. 31 Depois dele reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos servidores do templo e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até à câmara do canto”.
1.    INTRODUÇÃO:
            Em nossa caminhada estamos a todo tempo tomando decisões, por certo umas mais importantes que as outras, porém, sempre estamos construindo o nosso futuro em decorrência das decisões que tomamos hoje.
Construímos nosso futuro por intermédio das decisões que tomamos hoje.
Uma decisão importante que precisamos tomar é a de não colocar nada entre nós e Deus, não permitir que nada nos separe do amor de Deus, e assim ir construindo nosso caminho e edificando nossas portas conforme aquilo que Deus tem para nós.  – “AS PORTAS DA VIDA”.
Na reconstrução dos muros de Jerusalém descrita em Neemias 3:1-19 temos um exemplo e referencial de nossas vidas, quando conduzidos pelo sumo sacerdote Eliasibe houve a reconstrução dos muros e das portas.
Devo me ater à reconstrução das portas e o significado de seus nomes, pois são as portas que abrem a passagem de um local para outro, “AS PORTAS DA VIDA”.
2.    AS PORTAS SIGNIFICAM DECISÕES:
            Deus espera que tomemos decisões, que após o seu chamado, após ele bater na porta (Ap 3:20) “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”, venhamos a nos arrepender dos procedimentos realizados pelo velho homem e passamos a ser novas criaturas (II Co 5:17) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.
            As decisões que tomamos são portas que são construídas e quando estamos na direção de Deus Ele abre as portas, não existe porta que Deus não abra ou que não feche conforme o necessário (Ap 3:7) “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre”.
            Existem portas que precisam ser abertas para nos encaminhar a um novo lugar um lugar com Deus, porém, existem outras portas que precisam ser fechadas que nos levam a caminhos para parecem bons a nossos olhos porém o fim deles são caminhos de morte (Pv 14:12) “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”.
            Vamos analisar as sete portas da vida que foram reedificas e que nos servem de exemplo para a construção de nossas vidas:
1.   A PORTA DAS OVELHAS
            (Neemias 3:1) “E LEVANTOU-SE Eliasibe, o sumo sacerdote, com os seus irmãos, os sacerdotes, e reedificaram a porta das ovelhas, a qual consagraram”.
            A ovelha representa o animal dado em sacrifício, pois antes da dispensação da graça para expiação dos pecados se fazia o sacrifício de animais e seu sangue era queimado pelo sumo sacerdote, no templo.
             A Porta para Jesus (o cordeiro) foi a primeira a ser reedificada e conosco não é diferente, precisamos começar a reconstrução de nossa nova vida abrindo a porta para Jesus (Ap 3:20) “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo”.
            O encontro com o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1:29) “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
            A porta estava derribada e encontramos o cordeiro, o primeiro passo para uma nova vida, uma porta que nos leva a um novo local, uma nova dimensão que antes não tínhamos acesso e que agora temos por Cristo Jesus, a dimensão das coisas espirituais de Deus (Ef 2:18) “ Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito”.
            A Porta das Ovelhas é uma figura de Cristo — a Porta da Salvação e o Bom Pastor (Jo 10.7-9) “7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. 8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram. 9  Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”.
            Não há salvação senão em Jesus e por Jesus (At 4.12) “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.
            Cristo libertou-nos do pecado e da condenação eterna. Jesus é o único caminho que nos leva a Deus. A porta da salvação está aberta. Aproveite a oportunidade. Entre. Jesus está à sua espera.
2.   A PORTA DO PEIXE:
            (Neemias 3:3) “E a porta do peixe edificaram os filhos de Hassenaá; a qual emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.”.
            A Bíblia sagrada chama o mundo de um grande mar e os seres humanos de peixes.
            Os peixes são todos os seres humanos, tanto os bons quanto os ruins, tanto os que seguem a Cristo, quanto os que não seguem (Mt 13:47-48) “Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes. 48  E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.
            Referida porta (porta do peixe) a ser edificada nos faz lembrar que Jesus chamou-nos para sermos “pescadores de homens” (Mt 4:19) “E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.
            Todo o discípulo de Jesus Cristo dever apregoar as boas novas do reino, dando aos outros a oportunidade que um dia nós tivemos, qual seja, de ouvir a palavra, para o surgimento da fé (Rm 10:17) “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.
            E também estabelecida na grande comissão (Mc 16:15-16) “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.
3.   A PORTA VELHA:
            (Neemias 3:6) “6 E a porta velha repararam-na Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodias; estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.”.
            A porta velha precisa ser reparada, fortalecida, trancada, fechada e esquecida.
            Porta velha remete as coisas do passado, amargura, magoa, tristeza, rancor, procedimentos, pensamentos e desejos, tudo ficou para trás, precisa ser esquecido e fechada a porta velha que fora reparada a fortalecida.
            Tudo o que o que for negativo que esta ai dentro de você precisa ser  retirado para dar espaço para ação do Espírito Santo de Deus e não depende de ninguém é você que tem que fazer.
            Precisamos enterrar o passado, deixar para trás e trancar a porta velha (Fp 3:13-14) “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.  
            Precisamos nos libertar do passado, precisamos nos limpar no sangue de Jesus Cristo.
            Não volte a ser escravo dos procedimentos errados do passado (Gl 5:1) “ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão”.
             Faça os reparos necessários e fortaleça a porta velha jogando lá o velho homem e nascendo para uma nova vida em Cristo Jesus (Rm 6:6) “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.”
4.   A PORTA DO VALE:
            (Neemias 3:13) “A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; estes a edificaram, e lhe levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também mil côvados do muro, até a porta do monturo”.
            A porta do vale nos faz lembrar que passaremos por tribulações, por problemas e aflições nesta vida, porém, maior é o que esta comigo (Sm 118:6-7) “O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam”.
            O vale tem duas vertentes, pois sabemos que no vale passamos por dificuldades, por tribulações, porém, precisamos entender como um teste, uma prova que se formos aprovados receberemos a cora da vida (Ap 2:10 b) “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.
            O vale existira e com ele dificuldades, porém, tendo tais experiências iremos evoluir e crescer espiritualmente, assim, a porta do vale deve servir como alicerce de crescimento e evolução do cristão, como foi com Moisés e muitos outros.
5.   A PORTA DO MONTURO:
            (Neemias 3:14) “14 E a porta do monturo reparou-a Malquias, filho de Recabe, líder do distrito de Bete-Haquerem; este a edificou, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos.”.
            Esta é mais uma das portas que precisam ser reparadas, fortalecidas e trancadas.
            Monturo representa lixo, sujeira, entulho.
            Após o encontro com Jesus precisamos deixar a sujeira, a imundície o profano, assim, tudo o que desagrada a Deus não podemos partilhar.
            Deixe de lado todo o lixo, tendo o cuidado de viver no mundo, porém, não se contaminando com o lixo deste mundo: heresias, apostasias, imoralidades e mentiras.
            Se não tomarmos cuidado, todo esse lixo invadirá nossos lares por intermédio da mídia. A Palavra de Deus adverte-nos (Dt 7.26) “Não porás, pois, abominação em tua casa, para que não sejas anátema, assim como ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, porque anátema é”.
            Tomemos cuidado, com o que vemos, ouvimos e lemos, pois as Sagradas Escrituras alertam-nos a não colocarmos coisas más diante dos nossos olhos (Sl 101.3) “Não porei coisa má diante dos meus olhos. Odeio a obra daqueles que se desviam; não se me pegará a mim”.
            Na porta velha falamos das coisas ruins que esta dentro de você (interior) e precisam ser retiradas, na porta do monturo trata-se de tudo o que o que for negativo que esta lá fora (exterior) e não pode ser permitido que entre para dar espaço para ação do Espírito Santo de Deus.
            Querido irmão, não se contamine com o lixo desse mundo!
6.A PORTA DA FONTE:
            (Neemias 3:15) “E a porta da fonte reparou-a Salum, filho de Col-Hosé, líder do distrito de Mizpá; este a edificou, e a cobriu, e lhe levantou as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos, como também o muro do tanque de Hasselá, ao pé do jardim do rei, e até aos degraus que descem da cidade de Davi..
            A Porta da Fonte é uma figura bastante forte da Palavra de Deus.
Cristo Jesus é a fonte de água viva, fonte que nos mata a sede espiritual, limpa-nos de todo o pecado e a tua palavra nos vivifica a alma (Sl 119.50) “Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou”.
            A porta da fonte nos trás o alimento não só espiritual como físico, agora com Cristo Jesus vivemos uma nova vida e novas portas serão abertas, a alimento deve ser conquistado com dignidade e com verdade.
            Tudo o que for contrário aos mandamentos de Deus não devemos aceitar e conquistaremos o alimento com verdade e com dignidade (Sm 37:25) “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.”.
            Devemos fechar a porta do alimento contaminado, do alimento profano e do alimento conquistado indignamente e abrir a porta para o alimento puro, honesto e digno.
            Reconstruída a porta do peixe iremos nos alimentar apenas do que não for pecado, afastando-se das coisas consagradas aos ídolos, bem como do que entorpece a mente e os sentidos.
            Jesus Cristo é o verdadeiro pão da vida que nos alimenta espiritualmente (Jo 6:35) “E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”.
            Melhor é estamos na presença do Senhor (Pv 15:16-17) “16 Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação. 17 Melhor é a comida de hortaliça, onde há amor, do que o boi cevado, e com ele o ódio”.
6.   A PORTA DE MICFADE OU PORTA DA GUARDA:
            (Neemias 3:31) “Depois dele reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos servidores do templo e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até à câmara do canto.”.
            A Porta de Micfade ou porta da guarda nos faz lembrar a necessidades de  guardarmos os preceitos divinos (Sl 119:112) “Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim”.
            Precisamos guardar a palavra de Deus em nossos corações (Sm 119:11) “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
            Se quisermos as bênçãos do Senhor, precisamos obedecer aos seus preceitos, precisamos ser praticantes da palavra (Tiago 1:22) “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando vocês mesmos”.
CONCLUSÃO:
            Estamos no mundo e nele é que devemos fazer a diferença, vamos aprender com a reconstrução das portas que estavam nos muros de Jerusalém como devemos reconstruir a nossa vida, tomando as decisões certas, sempre seguindo as orientações de Deus.
            Deus lhe abençoe e lhe guarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário