Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A COMUNHÃO CRISTÃ

"A COMUNHÃO CRISTÔ

- LEITURA DA PALAVRA OFICIAL: I CORÍNTIOS – CAPÍTULO 12:12-27
12   Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
13   Pois, em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
14   Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15   Se disser o pé: Porque não sou mão, não sou do corpo; nem por isso deixa de ser do corpo.
16   Se o ouvido disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; nem por isso deixa de o ser.
17   Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde, o olfato?
18   Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.
19   Se todos, porém, fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20   O certo é que há muitos membros, mas um só corpo.
21   Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós.
22   Pelo contrário, os membros do corpo que parecem ser mais fracos são necessários;
23   e os que nos parecem menos dignos no corpo, a estes damos muito maior honra; também os que em nós não são decorosos revestimos de especial honra.
24   Mas os nossos membros nobres não têm necessidade disso. Contudo, Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha,
25   para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros.
26   De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam.
27   Ora, vós sois corpo de Cristo; e, individualmente, membros desse corpo
Versão João F. Almeida Revista e Atualizada

1.    INTRODUÇÃO:.
a.    Fora instituído em nossa igreja ADM-São Carlos/SP, que 2.010 será o ano da comunhão cristã, buscando uma ainda maior união entre os membros da nossa igreja local, deixando de lado o seu nível ministerial, independente de serem congregados, membros, auxiliares de escala, diáconos, presbíteros, evangelistas, missionários ou pastores, o objetivo de 2.010 é criar uma maior união do corpo da Igreja, tendo Jesus Cristo como o cabeça e os demais participantes da Igreja como membros deste corpo, cada qual com sua função, em busca de um único e em comum objetivo, que trata-se da salvação de nossas almas.
b.    A base de ligação entre os membros deste corpo, o rejunte entre os tijolos, deve ser o amor (1Jo 4:7) “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”, tendo neste versículos quatro afirmações 1) Devemos ama o outro; 2) O amor vem de Deus; 3) Quem ama é nascido de Deus; 4) Quem ama conhece a Deus.
c.    Podemos extrair da leitura oficial, a relação de interdependência entre os membros do corpo de Cristo, um co-relação entre os membros da Igreja, onde um auxilia e é auxiliado pelo outro, sem superiores ou inferiores, pois somos todos filhos de Deus e receberemos a herança na condição de co-herdeiros das mansões celestiais, devemos sempre buscar uma independências das  coisas do mundo (sociedade, costumes, hábitos), uma interdependência entre os membros do corpo da Igreja e uma dependência com relação a DEUS.
2.    DEFINIÇÃO DE COMUNHÃO:
a.    Podemos definir COMUNHÃO como sendo: quando duas ou mais pessoas ou elementos unem suas habilidades (talentos naturais, adquiridos e dons espirituais), transformando em uma unidade, mais forte e compacta, cada qual com sua função, em busca de um objetivo comum.
b.    EXEMPLO: No domingo pela manhã as irmãs da igreja distribuem o café, uma irmã corta e passa a manteiga nos pães, a outra faz o café e uma terceira o suco, assim, ouve uma comunhão de pessoas, cada qual com suas habilidades, assumindo uma determinada função, em busca de um objetivo que era preparar o café da manhã.
c.    DEFINIÇÕES: - Comum, partilhar, ter uma parte em algo, participar de, associação, comunidade, companheiro, parceiro, participar com alguém, compartilhar algo, a união de propósitos em busca de um fim, quando duas ou mais pessoas unem suas habilidades (talentos e dons) com um determinado objetivo, É viver com o outro na ajuda mútua, no verdadeiro amor.
d.    Segundo dicionário aurélio -  trata-se da união de propósitos e interesses em torno de algo.
3.    COMUNHÃO X AMOR = AGRADAR A DEUS: A comunhão tem uma ligação muito profunda com o amor, busque amar o seu próximo e auxiliá-lo em suas adversidades. Se você quer agradar a DEUS, basta unir-se a uma ou mais pessoas em busca de um objetivo, entregando suas habilidades em uma obra onde diretamente não terás nenhum beneficio com aquilo, sendo um voluntário na obra por amor a um terceiro, não almejando nenhum benefício com o serviço a ser executado, que não seja auxiliar seu próximo na conclusão daquela tarefa. O Seu problema é o meu problema.
4.    EXEMPLO DE COMUNHÃO NA BÍBLIA – (JOÃO 17:10):
a.    Jesus preocupava-se com comunhão dos santos, busquemos ser santos e nos unir com Jesus e com Deus Pai (Jo 17:21) “a fim de que todos sejam um, e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós...”
b.    A comunhão começa entre Jesus e Deus e posteriormente se estende a toda a igreja (Jo17:10, 11, 21, 24, 25 e 26).
10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado.
11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

5.    OUTROS EXEMPLOS DE COMUNHÃO NA BÍBLIA:
a.    A nossa comunhão é com Deus e com seu filho Jesus (1Jo 1:3) “O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo”.
b.    Prometida aos obedientes (Jo 14:23) “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”.
c.    O Pai é a base da comunhão (Mt 18:20) “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”.
d.    A comunhão é recomendada pelo apóstolo Paulo (Ef 4:1-3) “1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados; 2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor; 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz; 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação”.
6.    A MUTUALIDADE NA PRATICA DA COMUNHÃO CRISTÃ:
a.    Meus amados falar sobre a comunhão e demasiadamente prazeroso, como mel na minha boca, como um conforto do coração e como um relaxamento para a mente e nossos pensamentos, particularmente me sinto mais próximo de Deus quando falo em união dos irmãos em Cristo Jesus, quando meu celebro trabalha com as letras para formar palavras e posteriormente frases para exteriorização do pensamento à respeito da comunhão Cristã.
b.    Porém da ainda para ficar muito mais gostoso, muito mais prazeroso este tema, este estudo ou pregação, seja lá qual for o nome a ser dado.
c.    Vamos melhor ainda mais este tema sobre a comunhão Cristã, falando agora sobre a mutualidade, tendo como característica a reciprocidade, eu faço por você e você faz por mim, sendo correspondido meu amor, assim, vivendo todos em união, numa relação de interdependência entre os membros da Igreja de Cristo,  fazendo “uns pelos outros” e “uns aos outros”.
d.    Estamos falando em comunhão mutua, mutualidade trata-se de atitudes recíprocas, tendo como objetivo principal o auxilio a seu próximo, buscando contribuir de alguma forma para a solução de uma questão, auxiliar seu próximo na condução de seu fardo, assim, com a divisão do peso teremos uma redução da carga a ser conduzida por este, (Mt 7.12) Afinal, em tudo, façam aos outros o que querem que eles lhes façam; pois esta e a Lei e os Profetas
e.    Na mutualidade temos mandamentos recíprocos de “AMOR”, “AJUDA - auxilio”, “SERVIÇO – mãos a obra e “EDIFICAÇÃO – ensinamento da palavra”.
7.    ALGUNS TIPOS DE MUTUALIDADE:
a.    O AMOR - Amemo-nos uns aos outros: (1Jo 4:7) “Amados, amemo-nos uns aos outros...” O amor resolve todos os problemas. Com o amor, Deus resolve os problemas. Com o amor Deus resolve o problema do pecado (Jo 3:16). Bastava o cumprimento desse mandamento, e nenhuma outra mutualidade seria necessária. Das virtudes, é a maior (1Co 13:13): Agora, pois, permanecem a , a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor. Amor é a preocupação de Deus no Antigo Testamento, no novo testamento, até hoje e para sempre:”Amemo-nos uns aos outros”. Amor ao próximo é a necessidade vital da igreja, é a sua força unificadora, é a carteira de identidade do crente. João 13:35 (Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros).
b.    Sujeitai-vos uns aos outros: (tem ligação com submissão e subordinação) (Ef.5:21) “...sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo”. O ensino aqui é da humildade e, sendo assim, o melhor exemplo é o de Jesus lavando os pés dos seus discípulos (Jo 13:4-17. Lavar os pés do outro, costume da época, era um serviço humilhante, feito pelos escravoshumilhante ? e. Lei Joenhuma outra mutualidade seria necess. Jesus se propôs a lavar os pés de Seus discípulos, deixando o exemplo da humildade, do serviço ao próximo. Sujeitar-se é não se sentir o mais importante, mas tratar o outro como superior. Difícil? Não! Pense bem: se na Igreja todo obedecem a este mandamento, ninguém procura se sobrepor, e todos vão sujeitar-se uns aos outros. Fácil, não? Pratique esta mutualidade!.
c.    Perdoai-vos uns aos outros: (Ef 4:32) “...Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou”. Temos neste versículo três qualidades que caracterizam o andar do crente habitado pelo Espírito Santo: a benignidade, a compassividade e o perdão. Como sempre Cristo é o modelo, o exemplo. Talvez para você, seja essa a mais difícil das mutualidades. Jesus perdoou os seus pecados. Aprenda com ele o que é perdoar e como perdoar. Não se trata de uma opção. Não! É uma ordem, um mandamento. Perdoar é tornar a ofensa sem efeito. O perdão deve ser recíproco e não tem limites. Você é bom na matemática? Então, leia Mateus 18:22 (Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete), faça as contas (490).
d.    Levai as cargas uns dos outros: (Gl 6:2) “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo”. Carga é aquilo que é pesado; é pesado demais para se levar sozinho. Trata-se do peso das tribulações, das aflições, das tristezas, dos problemas, das necessidades, das enfermidades, dos conflitos, dos traumas. Pratique esta mutualidade! Ajude seu irmão a levar as cargas, ouvindo a sua história, compartilhando as suas experiências, lendo a Bíblia como ele, orando com ele e por ele, oferecendo-lhe auxílio prático.
e.    Orai uns pelos outros: (Tg 5:16) “orai uns pelos outros para serdes curados”. Trata-se da oração de intercessão: orar em favor de outra pessoa. É uma ordem Bíblica, é um mandamento. Jesus orou por outros. São tantas as pessoas que precisam das suas orações: doentes, desempregados, enlutados, viciados e tantas outras necessidades. Ore por aqueles que precisam ser salvos por Jesus: parentes amigos, vizinhos, colegas, conhecidos. Pratique esta mutualidade! Tenha na sua agenda o nome das pessoas que precisam de oração e ore por elas. Fale para os irmãos das suas necessidades e peça que eles orem por você. Além do poder da oração, essa prática une os irmãos.
a.    Localizado na Bíblia outros exemplos de mutualidades que gostaria de compartilhar:
Ester 9:19 "..., para que os fizessem dias de banquetes e de alegria, e de mandarem presentes uns aos outros, e dádivas aos pobres (presentear um ao outro)"; Isaías 6:3 "E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória (clamar uns aos outros)."; João 15:12 "O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei (amar uns aos outros)." João 15:17 " Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros (Amar uns aos outros)."; Romanos 12:10 "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.(preferir em honra uns aos outros)"  Romanos 13:18 "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei (amar uns aos outros)."; Romanos 15:7 "Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus (amar uns aos outros)." Romanos 14:13 "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão (não julguemos uns aos outros)."; ICo 16:20 "Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo” (saudai uns aos outros); II Coríntios 13:12 "Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam" (saudai uns aos outros); Gálatas 5:13 "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." (servir uns aos outros); Efésios 4:2 "Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor," (suportar um ao outro);  Colossenses 3:9 "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,"  (não minta um para o outro); I Tessalonicenses 4:18 "Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."  (consolo um pelo outro); Hebreus 3:13 "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;"  (exortação uns aos outros); Tiago 5:16 "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."  (confessai e orai); I Pedro 1:22 "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;"  (amai-vos com coração puro); I Pedro 5:5 "Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (sujeitai-vos uns aos outros); I João 3:23 "E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento."  (amemo-nos uns aos outros); Apocalipse 11:10 "E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra."  (mandarão presentes uns aos outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário