Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

sábado, 16 de agosto de 2014

A MULHER DO LAR

A MULHER DO LAR

Leitura Oficial Gn 2:18-24
(Gn 2:18-24) “18 E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 19 Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20  E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. 21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; 22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. 23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.
1. A UNIDADE FAMILIAR:          
            A unidade familiar se iniciar com o casamento que tem como definição “União solene entre duas pessoas de sexos diferentes, com legitimação religiosa e/ou civil; 3. Aliança, união. (Dicionário Aurélio)”.
            Uma unidade familiar completa possui três figuras: 1) o homem (figura paterna); 2).a mulher (figura materna) e 3) os filhos (descendentes).
Apesar de serem pessoas distintas se é dado o nome de unidade, a unidade familiar, que não se trata de um ajuntamento de pessoas que vivem em um mesmo local a unidade familiar existe “onde duas ou mais pessoas se unem, cada qual empregando as suas habilidades, transformando-se em um bloco forte e compacto, em busca de um objetivo comum”.
            Cada qual com o seu papel, com suas funções, formando-se uma unidade harmoniosa e pacifica.
            Devemos ter em mente e focar em nossas relações: “Uma independência com relação as demais pessoas do mundo, uma interdependência entre os membros da família e um total e completa dependência de Deus”.
2. OS ATAQUES DO INIMIGO:   
            O casamento trata-se de uma união abençoada por Deus, onde se tem o homem do lar, a mulher do lar e os filhos do lar. A família trata-se de uma das esferas que sofrem constantes ataques do inimigo, O INIMIGO USA TRÊS FRENTES para nos atacar “família, bens materiais e a saúde”.
3. A FAMÍLIA CONSTITUÍDA DE CRISTÃOS:
            Quando aceitamos a Jesus Cristos e passamos a ser verdadeiros discípulos de Cristo Jesus OS REFLEXOS DA NOVA VIDA SURGEM EM NOSSOS LARES.
            É no ambiente familiar onde o novo Cristão manifesta a transformação espiritual, bem como os primeiros frutos. A vida que outrora era caracterizada pelas obras infrutuosas da carne (Gl 5.19-21) “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam”.
            Agora se tem uma família onde se valoriza o matrimônio e a fidelidade conjugal (Hb 13:4) “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará”.
            Dentro da unidade familiar de Cristãos deve se ter um ambiente diferenciado, uma vez que o ambiente de outrora, onde prevalecia o pecado e a iniquidade é substituído por outro, onde tudo é justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14:17) “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.
4. A DISTINÇÃOS DOS PAPÉIS E FUNÇÕES:
            Como vimos em unidade familiar harmoniosa existem papéis específicos que não se misturam, o homem do lar, a mulher do lar e os filhos do lar.
            Todos precisam entender e respeitar o papel de cada um dentro da unidade familiar, para que tenhamos um lar abençoado por Deus.
            Um dos grandes problemas da atualidade é que esta havendo uma mistura de papéis, onde muitas vezes o filho acha que a mãe é a sua amiga e que o pai é apenas o mantenedor financeiro da casa, podemos chamar de o Banco.
            Os filhos não podem tratar a mãe como uma amiga da escola, sob pena de se perder o respeito.
            O pai é muito mais que o mantenedor financeiro, não se tratando do Banco.
            O filho nunca será o pai e o pai não pode ser o irmão do filho, o pai é o pai, o filho é o filho e a mãe é a mãe.
5. A MULHER FORA DO LAR:
            Primeiro vou falar sobre a mulher fora do lar para posteriormente tecer comentários sobre o seu papel dentro do lar.
            Vivemos numa era moderna, no período contemporâneo onde as mulheres assumiram mais um papel, ligado à atividade laborativa, o trabalho fora do lar, o auxilio na manutenção e subsistência da família, a contribuição financeira para trazer um maior conforto aos filhos e à família, a mulher agora trabalha fora de casa.
             Não sou contra a independência feminina e até apoio, acho que a mulher precisa ser atualizada e antenada com as questões atuais para que o seu marido sinta prazer em falar com ela, em poder conversar e trocar experienciais, a mulher precisa cativar o marido e devemos nos casar com que gostamos de conversar, pois chegará um tempo que iremos conversar muito mais do que fazer outras coisas.
            A mulher ativa tem o que conversar e o marido sentirá prazer em estar com ela e discutir com elas as questões do dia a dia.
            Não me oponho ao trabalho fora do lar, até apoio, porém, é preciso deixar claro quais são suas prioridades, primeiro a Deus (Mt 6:33) “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”, depois o seu lar (Pv 14:1) “TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”, estando suprida estas primeiras condições poderá buscar uma atividade remunerada, porém, nada pode atrapalhar sua salvação e a harmonia do seu lar, se houver um choque, não abandone a Deus, não abandone a sua casa, abandone o trabalho.
6. A MULHER DO LAR:
            A mulher esta inserida na unidade familiar cumprindo alguns papéis, pelo que vejamos:
6.a. A MÃE DO LAR:
            Equilíbrio: A figura materna do lar, trata-se do ponto de equilíbrio entre o pai e os filhos, tendo juntamente com homem o papel de educador (Pv 22.6) “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.
            Ensinar os filhos no caminho do Senhor: Ensinar os filhos no caminho do Senhor é um privilégio, para as mães (Dt 6:6-7) 6 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. 7 Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.”.
            Não pode fazer tudo para o filho: A mãe do lar não pode deixar que o filho seja um preguiçoso, a mãe não pode fazer todas as vontades do filho, assim como Deus não é nosso servo, a mãe não é a escrava do lar, não é bom fazer todas as tarefas dos filhos e do marido, fazer tudo para o filho não é ser uma boa mãe e irá torna-lo preguiçoso (Pv 19:24) “O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca”.
            Disciplinar o filho: A mãe do lar precisa com uma demonstração de carinho, afeto e amor disciplinar seus filhos (Pv 13.24) “O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga”;
            Disciplinar é uma forma de mostrar amor: Um desafio para a mãe é atingir o ponto de equilíbrio entre demostrar e dar (afeto, carinho e amor) e ao mesmo tempo fazer tudo para o filho. Como Deus nos ama, Ele nos disciplina. A mãe que ama o filho usa a vara. (Pv 22:15) “A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela”; (Pv 23:13,14) “Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. 14 Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura”.    
            A mãe precisa edificar a sua casa e conduzi-la com sabedoria (Pv 14:1) “TODA mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”.
            A mãe tem que cativar os filhos e ser sua confidente.
            É importante que saibamos que os procedimentos valem mais dos que as palavras, não adianta dizer que mentir é pecado e viver mentindo, não adianta dizer que não se pode falar dos outros sem provas e seguir falando, os filhos são como esponjas e absorvem tudo o que esta ao seu redor, quer que seu filho seja honesto? Seja honesta.
“O que você é troveja tão alto que não ouço o que você diz”.
6.b. A ESPOSA DO LAR:
            Pois é, a mulher do lar continua sendo a esposa, em uma casa além dela cuidar das atividades do lar, cuidar das crianças ela não pode se esquecer que trata-se da esposa do lar, a cônjuge varoa, que tem um marido.
            A palavra do Senhor diz que a mulher deve ser submissa ao seu marido (Ef 5:22) “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR”; porém, não posso parar aqui, pois a palavra mostra que o homem precisa amar a sua mulher (Ef 5:25) “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” e o amor aqui não só como palavras e sim com atos e procedimentos. (Cl 3:18-21) “18 Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. 19 Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. 20 Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. 21 Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo”.
            Ser submissa não é um papel desprezível, ser escravo, não se trata de uma situação de humilhação e sim de uma ajudadora e auxiliar para a boa e regular manutenção da unidade familiar. Porque Deus criou a mulher para ser ajudadora. (Gn 2:18) “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele”.
            A mulher do lar precisa respeitar o seu marido: (Ef 5:33) “Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito”, Respeitar o seu marido dentro e fora de casa, seja em quatro paredes ou em uma reunião, a mulher não deve falar coisas de seu marido as outras, denegrindo sua imagem, precisa exaltar os predicados e diminuir seus erros.
            A mulher do lar precisa amar seu marido (Tt 2:3-4) “3 Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. 4 Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos”.
            A mulher precisa honrar o leito conjugal (Hb 13:4) “O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros”.
            A esposa do lar agora é uma só uma carne com seu marido, assim, precisa entender que os filhos passam pela unidade familiar e vão formar as suas próprias unidades, porém, o cônjuge permanece. O homem e a mulher agora são uma só carne e ambos sempre devem agir e pensar coletivamente, como um casal, decidindo e realizando em prol do casal e não mais pensando em sí próprio (Gn. 2.24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”.
            A esposa do lar deve cuidar de seu visual: Na primeira semana de agosto.13 foi plantado no terreno de minha casa uma faixa de aproximadamente 200 metros de grama, e Deus me deu uma grande experiência, eu preciso todos os dias durante aproximadamente uma hora regrar a grama, faço este trabalho à noite, quando eu começo a regar a grama que passou por um dia escaldante de sol o gramado esta todo seco e o seu visual não é muito belo, após uma hora de muita água a grama se renova e o visual muda, o gramado passa a ter um novo vigor e grama automaticamente exala seu aroma, parece que as folhas aplaudem o regar, o visual é outro e renovador, no outro dia acontece a mesma coisa.
            Veja que o gramado não mudou o gramado continua sendo o mesmo, porém, o visual é outro, o cheiro é outro.
            Uso este exemplo para mostrar a mulher que ela precisa cultivar e regar a cada dia o seu matrimonio, o seu casamento a sua relação com o seu marido, que passa também pelo visual e pela aparência.
            A beleza visual da mulher deve atrair o seu marido, o homem é muito visual é a natureza dele, a beleza visual da mulher atrai o homem, então a mulher como esposa precisa procurar ver o que agrada o seu marido, quanto as vestimentas, corte do cabelo, a maquiagem e tudo o mais. A mulher precisa se vestir e se cuidar, procure agradar e fazer com que a sua aparência física venha a atrair e excitar o seu marido, isto é muito importante e não é uma coisa fútil, por se tratar da natureza dele, não quer dizer que ele não se importar com o que esta dentro de você, o homem se importa e muito com o seu interior, porém, o seu exterior também deve ser cuidado, sua aparência, a maneira de vestir, a sua maquiagem, seu cheiro e a sua doçura, pois não estamos falando apenas daquilo que se compra em uma loja e sim da sua forma de trato, seu falar doce, a maneira com que se porta faz de você mais ou menos bonita.
Assim como o meu gramado precisa ser regado para ficar mais forte, bonito e exalar um aroma diferenciado com seu matrimonio não é diferente, tanto o homem quanto a mulher precisam cuidar do seu casamento e a relação do amor “eros é um ponto e dentro do erotismo temos o visual que precisa ser cuidado e regado sempre, para não vir a secar e morrer.
A beleza visual da esposa (Cantares 4:1-7) “1 Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos, por trás do véu, são pombas. Seu cabelo é como um rebanho de cabras que vêm descendo do monte Gileade. 2 Seus dentes são como um rebanho de ovelhas recém-tosquiadas que vão subindo do lavadouro. Cada uma tem o seu par; não há nenhuma sem crias. 3 Seus lábios são como um fio vermelho; sua boca é belíssima. Suas faces, por trás do véu, são como as metades de uma romã. 4 Seu pescoço é como a torre de Davi, construída como arsenal. Nela estão pendurados mil escudos, todos eles escudos de heróicos guerreiros. 5 Seus dois seios são como filhotes de cervo, como filhotes gêmeos de uma gazela que repousam entre os lírios. 6 Enquanto não raia o dia e as sombras não fogem, irei à montanha da mirra e à colina do incenso. 7 Você é toda linda, minha querida; em você não há defeito algum.”
            O que o marido espera da mulher: 1. Ser respeitado por ela: Devendo ela mostrar aos outro que o respeita; 2. A admiração de sua esposa: Um homem não homenageia outro homem (Deus me livre que outro homem me ache bonito), então o homem espera o elogio de sua esposa, assim como a mãe faz com o filho, admirando as qualidades dele; 3. Que após Deus ele seja primeiro na vida dela: Faça como que seu marido se sinta o primeiro na sua vida, acima do trabalho, acima dos parentes, acima dos cachorros e etc...
6.c. A FILHA DO LAR:
            Vocês querem saber o papel da filha do lar?
            Então precisam estar aqui na igreja na próxima terça-feira.
CONCLUSÃO:
            Mãe do lar, mulher do lar, você precisa conduzir a sua família com sabedoria e deixar que seu lar seja gerido e administrado pelo Espírito Santo de Deus, seu lar precisa ser consagrado ao Senhor, sua família e sua casa deve estar firmada na rocha que é Jesus (Mt 7:24-25) “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha”.
            Ventos viram, chuvas fortes viram, tribulações também, isto não podemos evitar, o que podemos fazer é estarmos todos unidos, unidos em Cristo Jesus (ICo 10:4) “E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo”.
            Deus lhe abençoe e lhe guarde.          

Hélio Lorenzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário