Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

PARA ONDE VAI A ALMA DAQUELES QUE MORREM ?

PARA ONDE VAI A ALMA DAQUELES QUE MORREM ?
O ESTADO INTERMEDIÁRIO.
Após o término de nosso período carnal, havendo a morte física, segundo a palavra de DEUS, existe um local (chamado pelos teólogos de estado intermediário) para onde a alma dos que morrem aguardam a ressurreição. Este local, como um todo é chamado no antigo testamento de SHEOL (Hb) ou HADES (Gr). A palavra Sheol ou Hades tem sido traduzida muitas vezes na Bíblia de uma maneira incorreta para Inferno; portando, quando lemos na nossa tradução em português inferno, esta palavra está se referindo ao mundo dos mortos, ou melhor, Hades ou Sheol e outras vezes a palavra inferno estará se referindo ao lago de fogo e enxofre (que é o correto). Não podemos confundir o Hades com a Sepultura como fazem muitas seitas. A Palavra Hebraica para Sepultura é Queber (totalmente diferente de Hades ou Sheol). O corpo, ao morrer, vai para o Queber e a alma (no AT) ia para o Hades. Conferir Lc 16:19-31.
OBSERVAÇÃO: GRECO-SEPULTURA-MNEMEION
A Palavra inferno na forma hebraica é TOFETE (Is 30:33 , Jr 7:31 e 32) e em grego é GEENA (lago de fogo). Geena era um lugar literalmente existente no Vale de Hinom, onde os israelitas apóstatas queimavam os seus filhos em sacrifício a Moloque (II Crônicas 28:3 e 33:6). Ficava fora de Jerusalém e servia para colocar o lixo da cidade e queimar corpos de animais e criminosos mortos. O seu fogo ficava sempre aceso sendo uma figura do inferno. Antes da morte de JESUS CRISTO , o espírito e a alma de todos os que morriam iam para um lugar chamado Hades ou Sheol. Este local fica provavelmente no seio da Terra. Veja: Jó 17:16, Sl 30:3, Rm 10:7, Ef 4:8 a 10 e Sl 86:13. No Hades (as vezes traduzido por inferno - LATIN INFERNUS) havia dois compartimentos, um para os salvos e outro para os não salvos. Estes compartimentos ficavam separados por um abismo. Conferir Lucas 16:26. O local para onde iam os salvos (pela fé na promessa messiânica) chamava-se seio de Abraão. Ver Lucas 16:22. O local de tormentos parecia estar em um plano inferior ao seio de Abraão Lc 16:23. Os salvos e não salvos estavam separados por um abismo intransponível Lc 16:26. No mais profundo do abismo (também chamado de poço do abismo) estão alguns anjos caídos aprisionados, os quais serão soltos no período da grande tribulação. Conferir : II Pe 2:4 , Jd 6, Ap 9:1 a 11, Ap 20:3. No Sheol há vida consciente e sofrimento. Ler : Sl 55:15, Lc 16:25, Mc 9:43-48, Ap 19:20. Os que morrem eram conduzidos pelos anjos para este lugar . Lc 16:22.
OBSERVAÇÃO: A PALAVRA GREGA PARA POÇO DO ABISMO É "TARTAROO".
Na GEENA, ou seja, lago de fogo e enxofre (inferno literalmente falando), ainda não foi lançado ninguém. O inferno é um local espiritual onde ficarão em sofrimento e separação eterna todos os que forem condenados no juízo final. (Ap 20:15; Mt.25:46 e Ap. 14:9-11). O lago de fogo e enxofre foi preparado par o diabo e seus anjos (Mt 25:41). Os primeiros a serem lançados no inferno serão a besta e o falso profeta (Ap 19:20, Ap 20:10), depois o diabo. Ap 20:3,7,10 e por último os ímpios (Ap 20:15, Ap 21:8, Ap 14:9 a 11 e Ap 2:11) Após a morte de JESUS houve uma mudança de lugar no estado intermediário.
1º PARAÍSO
Logo após a sua morte, JESUS CRISTO esteve três dias no interior da Terra. Ef 4:9 e 10. JESUS, segundo a Palavra de DEUS foi ao paraíso, chamado então de seio de Abraão Lc 23:43. Neste local estavam os espíritos daqueles que morreram desde Adão, na esperança da ressurreição com DEUS. (Jo 11:23 e 24 / Heb 11:39 e 40) Estes santos, enquanto não se cumprisse a promessa messiânica (Gn 3:15 / Is 61:1 a 3 etc...) deveriam aguardar no seio da Terra, porém após a vinda de JESUS foram levados ao 3º Céu, a promessa de redenção se cumpriu. CRISTO ainda não tinha morrido por eles, embora tivessem crido. O Paraíso, com a ida de JESUS ao seio da Terra, foi transportado ao 3º Céu. Ef 4:8. Paulo, esteve neste local. II Co 12:1 a 4. O SENHOR foi ao Paraíso anunciar aos espíritos ali retidos, a sua vitória (I Pe 3:18 a 20).
OBSERVAÇÃO: PREGAR EM I Pe 3:19 SIGNIFICA ANUNCIAR , PROCLAMAR E NÃO PREGAÇÃO PARA SALVAÇÃO.
Sabemos, pela Bíblia, que no Paraíso os salvos estão em estado de consciência. Lc 16:25 / II Cor 12:1 a 4 / Lc 23:43 / Ap 6:11. Este local, ou seja, o Paraíso (3º Céu), está na presença de DEUS (Ap 6:9). Sobre o Paraíso, podemos ainda afirmar que: 1º) É um local, de descanso para os crentes salvos (Ap 14:13) 2º) É um local, onde aguardamos a ressurreição quando os cristãos receberão um novo corpo (I Tes. 4:16 e I Co 15:52 e 53).
2º LOCAL INTERMEDIÁRIO PARA OS QUE MORREM SEM SALVAÇÃO.
Neste lugar não houve modificação quando o SENHOR desceu ao seio da Terra. Como no AT, o HADES ou SHEOL continua reservado para aqueles que morrem sem salvação. Sabemos pela Palavra, que o HADES dará os seus habitantes no juízo final, os quais após serem julgados e condenados serão lançados no lago de fogo e enxofre que é a Segunda morte (Ap 20:13 e 14, Mt 25:46, Jo 5:29, AT 24:15) No HADES (local de tormento), o espírito e a alma aguardam a ressurreição do corpo para a vergonha e desprezo eterno (Dn 12:2) após o milênio. Podemos notar que neste local o não salvo já sofre tormento e ranger de dentes (Lc 16:23 e 24) e está consciente (Lc 16:24). Surge agora a seguinte pergunta: Ao descer no seio da Terra o SENHOR esteve apenas no Paraíso ou foi também ao local de tormentos onde estavam Jezabel, Acabe, Coré, Caim etc...? Alguns Teólogos crêem que JESUS, após a sua morte esteve literalmente neste local e baseiam-se em I Pe 3:19 e 20, I Pe 4:6, At 2:27 e 31, Sl 16:10 e Sl 49:15. É certo que estes versículos acima citados não mostram que JESUS foi a este lugar de tormentos. Vejamos: 1º) At 2:27 e 31 - referem-se a ressurreição de JESUS (VERS. 30, 31 E 32) E o HADES é colocado no sentido de mundo dos mortos (conforme já vimos).
OBS: Se CRISTO precisasse ir para algum lugar aguardar a ressurreição como nós, este lugar com certeza não seria num lugar de chamas e sim no PARAÍSO!
2º) Sl 16:10 - Já observamos o sentido da Palavra SHEOL . 3º) Sl 49:15 - No original a Palavra não é QUEBER e sim SHEOL! 4º) I Pe 4:6 - CRISTO não poderia pregar salvação a quem já estava condenado. Ex: II Pe 2:5 e 6. 5º) I Pe 3:19 e 20 - Notemos nestes versículos: a) Pregar - não no sentido de pregação do Evangelho e sim no sentido de fazer notória e anunciar a sua vitória. b) Espíritos em prisão - Ver explicação abaixo: Outra corrente de pensamento teológico, interpreta o texto de I Pe 3:19 e 20 da seguinte maneira: espíritos em prisão - presos no HADES como um todo (mundo dos mortos). Ver Ef 4:8 (levou cativo o cativeiro - "prisão"). Quando JESUS foi ao seio de ABRAÃO, quem estava no lugar de tormentos presenciou a vitória pois em Lc 16:23 o rico viu Lázaro com Abraão! Meu parecer é que o SENHOR esteve apenas no seio de Abraão que fazia parte do HADES como um todo. Jesus, antes da sua ressurreição desceu ao Hades (mundo dos mortos),




PARA ONDE VAI A ALMA DAQUELES QUE MORREM ?
1. ANTES DA MORTE FÍSICA DE JESUS CRISTO:
Antes da morte física de JESUS CRISTO, o espírito e a alma de todos os que morriam iam para um lugar chamado Hades ou Sheol. No Hades havia dois compartimentos, um para os salvos e outro para os não salvos. Estes compartimentos ficavam separados por um abismo. (Lc 16:26) “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá”. O local para onde iam os salvos (pela fé na promessa messiânica, que ainda não havia se concretizado) chamava-se seio de Abraão. (Lc 16:22) “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado”. O local dos não salvos, assim, de tormentos parecia estar em um plano inferior ao seio de Abraão Lc 16:23 “E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio”. Os salvos e não salvos estavam separados por um abismo intransponível Lc 16:26 “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá”. No mais profundo do abismo (também chamado de poço do abismo) estão alguns anjos caídos aprisionados, os quais serão soltos no período da grande tribulação. (II Pe 2:4) “Porque, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo”, (Ap 20:3) “E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo”. No Sheol há vida consciente e sofrimento. (Sl 55:15) “E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”, (Lc 16:25) “Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado”, os que morriam eram conduzidos pelos anjos para este lugar (Lc 16:22) “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado”.
2. FATOS OCORRIDO QUANDO DA MORTE FÍSICA DE JESUS CRISTO:
Logo após a sua morte física JESUS CRISTO esteve três dias no interior da Terra. (Ef 4:9-10) “Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?  Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”. JESUS, segundo a Palavra de DEUS foi ao paraíso, chamado então de seio de Abraão, ONDE SE ENCONTRAVAM OS SALVOS QUE VIERAM A FALECER CARNALMENTE ANTES DA MORTE FÍSICA DE CRISTO Lc 23:43 “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. Neste local estavam os espíritos dos salvos que morreram desde Adão, na esperança da ressurreição com DEUS. (Jo 11:23-24) “Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia” (Heb 11:39-40) “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados” Estes santos, enquanto não se cumprisse a promessa messiânica (Gn 3:15) “E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”  deveriam aguardar no seio da Terra, porém após a vinda de JESUS foram levados ao 3º Céu, a promessa de redenção se cumpriu. CRISTO ainda não tinha morrido por eles, embora tivessem crido. O Paraíso, com a ida de JESUS ao seio da Terra, foi transportado ao 3º Céu. (Ef 4:8) “Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens”. Paulo, esteve neste local. (II Co 12:1-4) “1 EM verdade que não convém gloriar-me; mas passarei às visões e revelações do Senhor. 2 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. 3  E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) 4  Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar”. O SENHOR foi ao paraíso anunciar aos espíritos ali retidos, a sua vitória (I Pe 3:18-20) “18  Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; 19  No qual também foi, e anunciou aos espíritos em prisão; 20  Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água”.
3. APÓS O INICIO DA DISPENSAÇÃO DA GRAÇA:
A. LOCAL INTERMEDIÁRIO PARA OS SALVOS antigo PARAÍSO – AGORA 30 CÉU:
Após o termino de seu período carnal a alma dos salvos é conduzida para o terceiro céu (paraíso).
A Bíblia declara que no paraíso (30 céu) os salvos estão em estado de consciência, porém, dormindo (Ap 6:11) “E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram”. Este local, ou seja, o paraíso (3º Céu), está na presença de DEUS (Ap 6:9) “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. Sobre o paraíso, podemos ainda afirmar que: 1º) É um local, de descanso para os crentes salvos (Ap 14:13) “E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem” 2º) É um local, onde aguardamos a ressurreição quando os cristãos receberão um novo corpo (I Ts 4:16) “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e (I Co 15:51-54) “51  Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.
B. LOCAL INTERMEDIÁRIO PARA OS QUE MORREM SEM SALVAÇÃO:
            Neste lugar não houve modificação quando o SENHOR desceu ao seio da Terra. Como no AT, o HADES ou SHEOL continua reservado para aqueles que morrem sem salvação, aguardando o julgamento e condenação pelas transgressões cometidas. Sabemos pela Palavra, que o HADES entregará todos os seus habitantes no juízo final, os quais após serem julgados e condenados serão lançados no lago de fogo e enxofre que é a Segunda morte (Ap 20:13-14) “13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Mt 25:46) “46  E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”, (Jo 5:29) “E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”, (AT 24:15) “Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos” No HADES (local de tormento), o espírito e a alma aguardam a ressurreição do corpo para a vergonha e desprezo eterno  após o milênio. Podemos notar que neste local o não salvo já sofre tormento e ranger de dentes (Lc 16:23-24) “23  E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. 24  E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. e está consciente (Lc 16:24) “E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama”.
4. O GRANDE JULGAMENTO:
            Todo aquele que cometeu o pecado, seja antes de vinda do messias (Jesus Cristo) ou após sua obra da abertura da nova aliança, aqui incluí-se (Jezabel, Acabe, Coré, Caim e Judas Iscariotes), estão no local chamado HADES ou SHEOL, aguardando o Juízo final, o julgamento a ser realizado, não há o que se falar em possibilidade de após a morte pagar pelos pecados cometidos quando vivos e terem a oportunidade de serem conduzidos para o 30 céu, ou paraíso, não se arrependendo do pecado ainda em vida, não haverá uma segunda chance, será encaminhado ao HADES ou SHEOL e aguardando o julgamento final pelos atos pecaminosos cometidos.
            Assim, todo aquele que cometeu o pecado passará por um julgamento e serão condenados, não se trata de julgamento para absolvição ou condenação e sim para auto declaração das transgressões cometidas, onde serão julgados e condenados serão lançados no lago de fogo e enxofre que é a Segunda morte (Ap 20:13-14) “13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. (Mt 25:46) “46  E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”, (Jo 5:29) “E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”.
            O Julgamento do Grande Trono Branco é encontrado em (Ap 20:11-12) “11  E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” julgamento segundo os seus atos de iniquidade.
            Este é o julgamento final antes que os perdidos sejam lançados ao lago de fogo (o lugar de eterna punição comumente conhecido como inferno). Sabemos, através de Ap. 20:7-15 que este julgamento ocorrerá após o milênio e após Satanás, a besta e o falso profeta serem lançados ao lago de fogo (Ap 20:7-10). Os livros que forem abertos (Ap 20:12) contêm registros dos feitos de todos, bons ou maus, porque Deus sabe tudo o que já foi dito, feito ou mesmo pensado; e Ele recompensará ou punirá cada qual adequadamente (Ap 2:23) “E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras”.
            Nesta hora é aberto também outro livro, que é o “livro da vida” (Ap 20:15) “15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. Este é o livro que determina se uma pessoa herdará vida eterna com Deus ou receberá punição eterna no lago do fogo. Mesmo sendo os crentes responsáveis por seus atos, eles são perdoados em Cristo e seus nomes são escritos no “livro da vida desde a fundação do mundo”. Das Escrituras também aprendemos que é neste julgamento que Jesus assim julgará: “E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12) e que o nome de qualquer um que não for achado no livro da vida, este será lançado no lago de fogo (Ap. 20:15).
            O fato de que haverá um julgamento final para todos os homens, crentes e não crentes, é claramente confirmado em muitas passagens da Escritura. Cada pessoa, um dia, estará de pé perante Cristo e será julgada por seus atos.
            A Bíblia é muito clara ao dizer que “todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo” e que cada um de nós “dará conta de si mesmo a Deus”, (Rm 14:10-12) “Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”.

5. ORDEM DA SUBIDA AOS CÉUS – PRIMEIRO OS SALVOS QUE JÁ MORRERAM FISICAMENTE E DEPOIS OS VIVOS:
            (I Tes. 4:15-17) “15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”

6. ABERTURA DO INFERNO:

            Na GEENA, ou seja, lago de fogo e enxofre (inferno literalmente falando), ainda não foi lançado ninguém. O inferno é um local espiritual onde ficarão em sofrimento e separação eterna todos os que forem condenados no juízo final. (Ap 20:15) “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”; (Mt.25:46) “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna“ e (Ap. 14:9-11) “ E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.”. O lago de fogo e enxofre foi preparado para o diabo e seus anjos (Mt 25:41) “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Os primeiros a serem lançados no inferno serão a besta e o falso profeta (Ap 19:20) “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta, que diante dela fizera os sinais, com que enganou os que receberam o sinal da besta, e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre”, (Ap 20:10) “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”, depois o diabo. (Ap 20:3,7,10)3  E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo; 7  E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, 10  E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” e por último os ímpios (Ap 20:15) “15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”, (Ap 21:8) “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”, (Ap 14:9-11) “9  E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, 10  Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. 11  E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.” e (Ap 2:11) “ Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte“.

Nenhum comentário:

Postar um comentário