Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

DECIDA LIDERAR SUA FAMÍLIA

DECIDA LIDERAR SUA FAMÍLIA
Leitura Oficial (Josué 1:1-9) “1 E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: 2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. 3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. 4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. 5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. 6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. 7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. 8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 9 Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.
1. INTRODUÇÃO: 
            Deus lhe deu uma honra e um privilégio que é ser o cabeça da família, Deus lhe criou com habilidade e talentos.
            E você foi escolhido por Deus para esta missão, Jeremias 1:5 Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

            Na condição de líder de sua família você precisa assumir responsabilidades e compromissos
EU ME COMPROMETO A AMÁ-LOS, PROTEGÊ-LOS, SERVIR-LHES A PALAVRA DE DEUS COMO LÍDER ESPIRITUAL DA MINHA CASA”.

1. OS RECURSOS ESPIRITUAIS CONCEDIDOS POR DEUS:
            Moisés estava morto e toda a nação de Israel estava em choque. Esse homem sábio, santo e poderoso liderou aquele povo quarenta anos desde a milagrosa saída do Egito. Mas ele estava morto, e um grande número de pessoas estava em uma situação precária no deserto, necessitando desesperadamente de uma nova liderança.
            Deus se voltou para Josué e lhe disse que era hora dele liderar.
            Josué ficou amedrontado pela tarefa, ninguém poderia substituir o grande Moisés, porém, em Josué, capítulo I, Deus estabeleceu um caminho transparente de liderança que iria definir o incrível sucesso de Josué.
            Partindo do principio que ninguém é igual a ninguém e não se trata do fato de substituir e imitar a outra pessoa e sim ser um líder com as suas características próprias moldadas por Deus.
            Deus não retira suas qualidades, suas características, seus talentos naturais, Deus os aperfeiçoa e molda conforme os princípios divinos.  
            Deus prometeu quatro (4) recursos espirituais para ajudar na liderança tanto à Josué quanto a todos os Cristãos que assumirem e aceitarem a posição de líder:
            1.AUTORIDADE: Deu-lhe AUTORIDADE ordenada Deus: para atravessar o Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.” (Josué 1:2. NVI);
            2.PALAVRA: Deu-lhe a Sua PALAVRA para meditar dia e noite, fazer o caminho “prosperar” e os esforços serem bem-sucedidos. (Josué 1:8);
            3.PRESENÇA: Deu-lhe a Sua PRESENÇA como um companheiro de confiança, guia e escudo: o Senhor Teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. (Josué 1:9);
            4.POVO: Deu-lhe a Seu POVO para o apoiar e encorajar: “16  Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. 17  Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. 18  Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo”. (Josué 1:16-18);
2. O ENCORAJAMENTO DE DEUS A QUEM ASSUME SEU POSTO:
            E sete vezes, durante o seu cargo de liderança, Deus encorajou Josué com as mesmas definições de desafio. Deus repetiu as reiterou as principais características que iria manter a firmeza de sua autoridade como líder. Por muitas vezes Josué ouviu: “Seja forte e corajoso”.
            Um líder tende a ficar oprimido, amedrontado e passivo, assim Deus repetiu varias vezes à Josué “seja forte e corajoso”, e são estas as instruções de Deus para nós, “Sejamos fortes e corajosos”.
            A força e a coragem são ingredientes fundamentais para ser o líder que o homem deve ser.
            Deus trabalha as habilidades que ele lhe concedeu e as molda conforme as necessidades, dando-lhe incentivo e encorajamento.
            De nada vale a pessoa ser inteligente ou talentosa ou organizada, ser alta, ser rica ou se musculosa se não estiver na direção de Deus e sejam corajosas, o nosso Davi é um grande exemplo disto (I Samuel 17:45) “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
            Para sermos o referência que Deus busca precisamos:
            1. CORAGEM - A coragem de confiar em Deus, de fazer a coisa certa, de controlar os impulsos, de não ceder sob pressão;
            2. ORAÇÃO - Estar em constante oração para buscar do Senhor a resposta quando ao caminho e a estratégia a ser tomada.
3. PRECISAMOS TER CORAGEM E NÃO SE ENVERGONHAR:
            Decida liderar sua família, decida ser um agente transformador no meio social que você se encontra.
            Precisamos usar nossa influência com o objetivo de mover os que estão ao nosso redor na direção certa no caminho para a salvação por Cristo Jesus (Jo 14:6) “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
            Porém, precisamos de coragem, ninguém segue um medroso, ninguém segue o que fica em cima do muro, coragem para prega a palavra com firmeza e convicção, não podemos nos envergonhar (Rm 1:16-17) “16  Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. 17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”.


4. COM QUEM PODEMOS CONTAR:
            Esteja certo que enquanto você estiver no caminho do Senhor você poderá contar:
1. COM A AUTORIDADE DE DEUS - Autoridade significa o direito e a capacidade de comandar, fazer leis, exigir obediência e julgar. Deus é a autoridade sobre todas as coisas. Ele nos criou; nos julgará; nunca erra. É o soberano governador sobre todas as coisas e sobre todas as nações (veja Daniel 4), em todas as áreas, tem que haver um padrão de autoridade. Para as distâncias, a autoridade é o metro; para o peso, é a balança; para o tempo, o relógio; Dependemos da autoridade para tudo o que realizamos; sem autoridade, só há confusão e anarquia e estando nos caminhos do Senhor é certo que podemos contar com a autoridade de Deus.
2. COM A PALAVRA DE DEUS - Jesus confirmou a autoridade da Bíblia. Muitas vezes, ao referir-se às Escrituras, disse: "não lestes . . .?" ou "está escrito". Ele disse que a Escritura não podia falhar e nem mesmo um i ou um til jamais passaria da lei até que tudo se cumprisse (Mt.5:18) “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido” , É certo que podemos contar com a palavra de Deus e tudo o que nela há se cumprirá.
3. COM A PRESENÇA DE DEUS – Precisamos crer Deus está em todo lugar. Este fato é uma maravilha além da nossa capacidade de compreender, porém, precisamos crer. Deus é uma pessoa, e na sua presença pessoal Deus o Pai está no céu. Da mesma maneira, Jesus, Deus o Filho, estava na terra e agora está no céu, mas mesmo assim ele vive em cada crente conforme sua promessa por meio do Espírito Santo de Deus (ICo 6:19) “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”. Mesmo que estas coisas sejam maravilhosas demais para nossa mente natural compreender, precisamos assumir nossa fé é crença espiritual e não carnal.
 4. COM O POVO DE DEUS – Agora você é filho de Deus (Ef 2:19) “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”, quando você aceito a Cristo Jesus como único e suficiente salvador você passou a ser filho de Deus e possui aqui na terra muitos irmãos que como você Crêm em Deus e na obra expiatória de Cristo Jesus, desta forma você pode contar com o POVO DE DEUS (1Jo 4:7) Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”. Assim todos unidos em busca do mesmo objetivo a Salvação por meio de Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador (Jo 17:21) “a fim de que todos sejam um, e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós...”  
CONCLUSÃO:
            Deus lhe chamou para fazer parte deste exercito, o exercito da salvação e você deve começar na sua casa.
            ULTRAPASSE SEUS LIMITES COM O PODER TRANSFORMADOR DO ESPIRITO SANTO DE DEUS.
            Permita seu usado por Deus como um agente de transformação.
            Você acha que lhe falta sabedoria peça a Deus (Tg 1:5) 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

            Aceite o seu papel de homem, reflita a imagem Deus e seja forte (Josué 1:9) “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. Deus lhe abençoe e lhe guarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário