Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

INVESTIR EM RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS


3-ATITUDES PARA VOCE SER FELIZ
Sub- Tema: INVESTIR EM RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS
Rom. 15.1.11

INTRODUÇAO.
        Hoje iremos tratar sobre relacionamentos, sendo que o maior livro sobre relacionamento chama-se Bíblia Sagrada, o manual da salvação, o evangelho é relacionamento:
1.    Como eu me relaciono com Deus (amor e fidelidade );
2.    Como eu me relaciono com os demais da sociedade (tratando-o como eu gostaria de ser tratado).
         (Mt 22:36-39) “36  Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39  E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

         A Bíblia diz que não é bom que o homem esteja sozinho (Gn 2:1), assim, fomos criados para vivermos em sociedade.
         A necessidade de investirmos em relacionamentos saudáveis envolve tanto a vida secular e humana quanto o nosso espírito.
         Enquanto humanos: É importante ter a consciência que não somos o centro de todas as coisas, que o mundo não corre ao nosso redor e que ninguém é insubstituível, que preciso viver em comunhão (entregando as minhas habilidades, transformando um bloco forte e compacto em busca de um objetivo comum).
         Enquanto espírito: Precisamos construir um grande relacionamento com o Espírito de Deus, pois o espírito do homem tem a necessidade de se unir, seja com o Espirito Santo de Deus, seja com as hostes espirituais da maldade.  (Atos 2:38) “Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo”. Do contrário o meu eu não terá forças para sozinho enfrentar o maligno e minha casa varrida e adornada será ocupação do espírito imundo (Lc 11:24-26).

         Quando recebo a Jesus Cristo, passo a ser membro de um corpo (ICo 12:12 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Que Jesus Cristo é a cabeça (Colossenses 1:18 a) “E Ele é a cabeça do corpo, da igreja”.
        
         O investimento nos relacionamentos é que determina nosso sucesso ou nosso fracasso!  “Tanto espiritual (salvação “Cristo” ou perdição “Maligno”) quanto secular (família, igreja e trabalho)”.

         Nossos relacionamentos devem se basear no amor e não no orgulho.
(Ico 13:4) “O amor não se vangloria, não se orgulha.”
(Pv 11:2)“Quando vem o orgulho, chega a desgraça”
    Não o amor do desejo, da posse e sim o amor como o de Cristo.

I. COM QUEM DEVEMOS NUTRIR UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL:
   
        Somos novas criaturas o que envolve novos relacionamentos, antes o maligno e o velho homem dominavam, agora não.

(2 Co 5:17) “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”;
(Jo 3:5-6) “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”.

1.   Precisamos investir no relacionamento espiritual com Jesus:
        Eu preciso me afastar do maligno deixando as praticas pecaminosas e me aproximar de Jesus, ter um intimo relacionamento saudável com Jesus, Jesus é o principal e o verdadeiro amigo.
        E como eu posso ser amigo de Jesus? A bíblia responde:
(Jo 15:14) “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno”

2.   Precisamos investir nos relacionamentos humanos:

        Um relacionamento saudável envolve amizades humanas com quem tenha o mesmo objetivo que nós.
        Os amigos do passado, que contribuíam para a vida de pecado são substituídos por outros que o ajudam a caminhar para o céu (Sl 1.1,2) “BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.
        Não significa, entretanto, tornar-se inimigo, e sim, deixar de compartilhar de suas práticas pecaminosas.
·        A Igreja física (templo) é um bom lugar para que busquemos interação e amizade civil, pois temos os mesmo ideais e objetivos.
·        Somos influenciados pelo meio que vivemos, afaste-se do caminho dos pecadores e permita-se envolver com os demais cristãos.

II. Temos bons motivos para viver relacionamentos maduros e saudáveis como igreja:
   
1. Fomos criados para viver com outros semelhantes a nós. Foi o próprio Deus quem disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que esteja como diante dele”. Gn 2:1
** Permita-se ser abraçado, permita-se ter relacionamento de amizade com outros irmãos da sua igreja local. 

2. Além de criar um “homem social”, Deus ainda colocou dentro dele uma grande necessidade de desfrutar relacionamentos profundos e verdadeiros.
** Não se feche no seu mundinho, seja hospitaleiro, abra a oportunidade para estreitar os laços de amizade com outros cristãos.
        O senso de pertencimento é maior do que ser simplesmente espectador ou ouvinte é participar ativamente, amar e ser amado é necessidade básica de todo ser humano.
        Os relacionamentos saudáveis produzem felicidade e completam o ser humano. 

Uma pessoa que se isola é muito infeliz, é amarga e encontra defeitos em todas as pessoas, mas, no íntimo, ela gostaria de viver outro tipo de vida e se sentir parte de outros semelhantes.

III. UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL ENVOLVE ATITUDES DE AMOR

        O verdadeiro amigo não busca benefícios e vantagens do outro, ao contrário ele deixa de lado o seu ser, para buscar ajudar o outro, mesmo que lhe tenha um custo (tempo, dinheiro, energia).
        O verdadeiro amigo busca potencializar a alegria e felicidade do outro sem beneficio, mesmo com custo.
        As diferenças externas são abolidas (condição financeira, cor da pele, status) o que vale é a pessoa,                              como você é não o que você tem.

A- ALIMENTANDO UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL.
a.   Cumprir com a palavra, b. ajuda incondicional, c. admitir erros, d. ser realista, e. escutar e ser ouvido, f. perdoar.

B-COMO EU COMO IGREJA POSSO TER UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL.
      Mais que padrão moral e ético, mutualidade –reciprocidade.
1. “Amai-vos de coração uns aos outros”. (Rm 12:10).
2. “Suportai-vos uns aos outros, perdoando-vos uns aos outros,”. (Cl 3:13).
3. “Sujeitai-vos uns aos outros no temor do Senhor”. (Ef 5:21).
4. “Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros para que sareis...”. (Tiago 5:16).
5. “Edifiquem-se uns aos outros”. (I Ts 5:11).
6. “Levai as cargas uns dos outros”. (Tiago 4:11).
7. “Dediquem-se uns aos outros...prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios”. (Rm 12:10).
8. “Tenham uma mesma atitude uns para com os outros”. (Rm 12:16).



C- O QUE UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL ACRESCENTA EM MINHA VIDA.

1-Unidade (Rm 15:5) “O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus”,
(Jo 17:21) “Para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós...”.

2-Crescimento (Rm 15:2) “Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele, a fim de edificá-lo”.

3-Servo (serviço)- Entendimento o que é de fato ser servo (Jo 19:30) “Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito”.
O investimento de CRISTO

D-O QUE UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL ACRESCENTA EM MINHA IGREJA.

1-Comunhão: (Rm 15:7) “Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus.”
(Sl 133:1) “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!”

2-Almas: (Mc 16:15-16) “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.
        Eu prego o evangelho pelo meu comportamento.
        A igreja precisa ser conhecida pelos seus membros e não pelos seus templos.
        O mundo precisa ver o amor de cristo na igreja (potencializar a alegria e felicidade do outro).

3-Igreja luzeiros no mundo (refletindo a luz que é Jesus) (Jo 8:12) “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”.




CONCLUSÃO.

        Investir em Relacionamento saudável é a base para a construção de uma igreja sadia e compromissada com o “Ide de Jesus
        Espero que possamos entender que o evangelho é relacionamento e que de nada vale a teologia sem aplicação, assim que possamos investir num relacionamento saudável com Jesus, fazendo o que ele ordena, como também investir nos relacionamentos humanos (potencializando a alegria e felicidade do outro) e assim nos seja entregue a suprema coroa de glória (1Pe 5:4) “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória”.
        Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário