Apresentação mensagens

Espero que você goste, a intenção é criar um portal para se ter a oportunidades de se estudar a palavra de Deus, independente de sua religião.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DOIS CONSTRUTORES

DOIS CONSTRUTORES
Mateus 7:24-28 “24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. 26   E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. 28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina”.
Aqui vemos a parábola dos dois construtores.
A parábola é como uma luz que clareia ilustra a mensagem, Jesus durante os seus três anos e meio de ministério apresentou mais de 50 parábolas e por traz de cada uma dela estava a revelação de algo maravilhoso.
No texto que lemos Jesus apresenta a parábola dos dois tipos de construtores, o construtor prudente e o construtor insensato. (o sábio e o louco).
            Aplicação da parábola: Esta parábola se aplica a todos que já ouviram ou ouve as palavras de Jesus, sendo que cada pessoa que já ouviu as palavras de Jesus, de acordo com a posição que adotar estará revelando que tipo de construtor ela é diante do Senhor “prudente ou insensato, sábio ou louco”
            Comparações: Devemos comparar as “casas a nossas vidas” que estão dia a dia sendo construídas, cada ato, cada palavra e procedimento trata-se de um tijolo que fora assentado na casa, o “alicerce da casa trata-se da palavra de Jesus” que fora ouvida e pode ou não ser praticada e a “base da edificação com Jesus Cristo” Jesus deve ser nossa rocha, nossa pedra de esquina, nossa base e modelo de procedimento.
            Todos somos de alguma forma construtores: Na parábola que lemos ambos os homens mencionados são construtores, pois viver significa construir ou edificar, cada ambição que o homem acaricia, cada pensamento que ele concebe cada palavra que ele pronuncia e cada obra que ele realiza é, por assim dizer um tijolo da construção, assim, podemos concluir que “as casas são nossas vidas”.
            A base da construção: Gradualmente a estrutura da sua vida se eleva e a construção de sua casa vai sendo realizada, dia a dia, atitude por atitude. Contudo nem todos os construtores são iguais, alguns são sábios, outros são insensatos, sendo que aqui Jesus fala primeiramente sobre a base que o homem sábio construiu a sua casa, ou seja sobre a rocha ““24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” e posteriormente apresentou a base da construção do imprudente “26   E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia”;
            Razões para sermos praticantes da palavra como construtores prudentes e sábios:
1- Não são mais escravos do pecado. João 8:“31 Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; 32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará; 34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. 35   O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre. 36   Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.
2- Andam na fidelidade e na verdade. João 17:17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade
3- Passaram da morte para a vida “João 5:24 Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida
4- São convidados a passarem a eternidade no Céu “Mt 25:34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”
6- Tem convicção de sua fé. Não se abalam diante o temporal. Mateus 7:25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.)
7- Isso significa que sua casa está construída na rocha, sua vida está bem fundamentada. O seu fundamento é Cristo. I Coríntios 3 :11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.
As provações a que foram submetidas as casas: vejam que ambas as casas (nossas vidas) passaram pelos mesmos testes de resistência, pelas mesmas provas e adversidades, a casa do construtor sábio ou prudente versículo  25  e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa e a casa do construtor insensato ou louca versículo 27 e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa. Então a diferença não esta nos testes e provações, nos problemas e obstáculos, nas ciladas e emboscadas do maligno e sim a forma como enfrentamos e nossa base, nosso alicerce, nosso chão, onde estão fincadas nossas raízes, nossos valores, então a diferença esta em praticar ou não a palavra ensinada por Jesus Cristo, demonstrando pelo seu comportamento.  
 1.        Todos nós passamos por dificuldades na vida. Jesus disse: ‘no mundo passais por aflições.’ Muitas são as aflições do justo. Aqueles que vivem piedosamente são perseguidos.
2.         O vento sopra contra a vida de todos, mas, só permanece de pé quem tem a sua vida sobre a Rocha. (em Cristo)
3.         A bíblia em EF 4:14 nos adverte “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
4.         Em outras partes na bíblia vemos que os ventos estão também ligados a tribulações, tormenta, tempestade, tribulações ou coisa parecida.
Tudo isso pode acontecer na vida de qualquer um: as aflições temporais, o maltrato por parte de alguém, as tentações e ataques dos falsos mestres. Mas, se a nossa casa estiver bem firmada e fundamentada não cairemos. A diferença esta em entender e praticar a palavra ouvida.
            Quem seria um construtor insensato: É aquele que não pensa no futuro, nas possíveis inundações. O versículo 26 fala que este edifica a sua casa sobre a areia. O primeiro edifica sobre a Rocha.
1.         Ouve a Palavra e não pratica, constrói a sua vida sobre a areia, ou seja, é a pessoa que não prepara o seu terreno e, de repente, percebe que a areia é traiçoeira, não dá firmeza, não dá herança.
2.         Venha. Faça isso; a esposa não está vendo, o seu marido não está vendo. Olhe, curta a vida, pinte e borde, faça o que der na “telha”.’ Isso é a “areia do mundo”.
3.         Em Colossenses 2:8, diz assim: "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo”
            O resultado dessas provas: Apesar dos testes e provações sobre ambas as edificações serem os mesmos, o resultado foi o oposto, a casa do prudente “25 não caiu” e do insensato “27 ela desabou, sendo grande a sua ruína” então onde estaria a diferença? Qual o motivo do resultado ter sido tão diferente entre uma e outra construção? Sendo ambas construções, tendo sofrido os mesmos testes, qual seria o fator modificador do resultado?
            A razão para a diferença no resultado: O fator modificativo do resultado esta em praticar ou não praticar a palavra de Jesus Cristo que foi ouvida, então a diferença não esta em ouvir em si e sim em praticar o que se ouviu, temos que ouvir, entender e praticar, o alicerce de nossas casas ou vidas, sua casa e sua vida não irá ruir se elas forem construídas se o alicerce estiver em praticar a palavra que se ouviu, com uma base sólida, firme e inabalável, sob a rocha que se chama JESUS CRISTO, com todos os seus ensinamentos e procedimentos, com todas as suas doutrinas e comportamento, “24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha” e vindo as provas os testes ela permanece firme, 26   E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; vindo as provas ele cai e é grande a sua queda”  
            CONCLUSÃO: Não basta ouvir a palavra, não basta ir na Igreja, não basta ser irmão de um pastor, ter amigos evangélicos ou até mesmo declarar-se  um cristão, necessário se faz que seu comportamento demonstre que és um cristão, seu atuar seja digno de se declarar um cristão, seja um efetivo praticante da palavra de DEUS.
Tiago 1:22 diz: "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos."
            Uma velho ditado declara “o que você faz troveja tão alto que não consigo ouvir o que você diz”, não basta falar de Deus ou ouvir a palavra seja um praticante dos ensinamentos Bíblicos, tenha a palavra de Deus como alicerce para a sua vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário